top of page
  • Foto do escritorABP

ABP TV: fitocanabinoides e psiquiatria - quais as evidências?

Atualizado: 25 de out. de 2022


A possível eficácia dos canabinoides tem sido objeto de diversas pesquisas realizadas em todo o mundo. Atualmente, o Conselho Federal de Medicina - CFM autoriza o uso compassivo do canabidiol apenas para casos de crianças e adolescentes com epilepsia de difícil tratamento, ou seja, casos em que as opções convencionais não têm resultado.


Com isso, muitas dúvidas começaram a surgir nas redes sociais e na mídia tradicional a respeito do assunto. Afinal, existem evidências científicas na prescrição do canabidiol para o tratamento de doenças psiquiátricas? No dia 25 de outubro, o ABP TV vai se dedicar a debater este tema tão necessário. O programa será ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. Fábio Barbirato: médico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, titular em Psiquiatria pela ABP/AMB. Professor de Pós-Graduação em Psicologia e Psiquiatria da PUC Rio. Chefe do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa.

  • Dr. Gustavo Xavier de Azevedo: médico psiquiatra, Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Federal de Medicina. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte. Coordenador da Comissão de Processo Ético-disciplinar da ABP.

  • Dr. Marcelo Allevato: Médico Psiquiatra (ABP/CFM), Mestre em Psiquiatria (IPUB/UFRJ), Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), International Fellow of the American Psychiatric Association (APA).

  • Dr. Ronaldo Laranjeira: médico psiquiatra, associado titular da ABP. Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Professor Titular do Departamento de Psiquiatria e Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas do CNPq. Presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page