• ABP

ABP TV – os impactos do tabagismo na saúde mental


Além das conhecidas doenças físicas causadas pelo hábito de fumar, como problemas cardiovasculares e pulmonares, o tabagismo também pode causar transtornos mentais. Segundo estudos, o contato precoce com a nicotina pode modificar as estruturas cerebrais e deixar os adultos mais propensos a desenvolver ansiedade, transtornos de pânico, depressão e, ainda, pensamentos suicidas.


Por um lado, há uma crença de que pacientes psiquiátricos fumam mais do que outros fumantes justamente por encontrarem no cigarro uma espécie de válvula de escape ou uma forma de relaxamento. Por outro, acredita-se que o caminho é o contrário: a dependência do cigarro é uma predisposição ao surgimento de doenças mentais.


Vamos debater os impactos do tabagismo na saúde mental no próximo ABP TV, que vai ao ar no dia 31 de agosto, às 20h30. Confira nossos convidados:

  • Dra. Ana Cecília Marques: Médica Psiquiatra, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenadora da Comissão de Dependência Química da ABP.

  • Dr. Felix Kessler: Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS e membro do corpo docente permanente da Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da UFRGS. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Clínico-Biológico do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas (CPAD) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

  • Dr. João Maurício Castaldelli: Professor Auxiliar de Psiquiatria do Departamento de Neurociência do Centro Universitário Saúde ABC. Editor-Chefe da Revista Argentina de Clínica Psicológica.

Acompanhe o programa ao vivo pelo Facebook da ABP, o canal da ABP TV no YouTube, pelo nosso Instagram @abpbrasil ou pelo nosso site oficial. Para enviar perguntas, utilize o espaço para comentários ou envie diretamente para nosso e-mail clicando aqui. Esperamos você!