• ABP

A importância da espiritualidade para a saúde mental é tema do próximo ABP TV


Muitas pessoas ainda acreditam que a ciência e a espiritualidade não andam juntas, mas há muito tempo que essa afirmação não é verdadeira: a própria Organização Mundial da Saúde - OMS incluiu o tema nos aspectos que avaliam a qualidade de vida das pessoas. Independentemente da religião, a espiritualidade pode ser uma grande aliada no tratamento das doenças mentais.


É inegável que a maior parte dos brasileiros segue alguma religião e, por isso, os médicos psiquiatras também precisam considerar tal circunstância durante o atendimento dos pacientes.


No próximo ABP TV, que acontece no dia 07 de dezembro, vamos abordar a importância da espiritualidade para a saúde mental. Participam do debate:


  • Dr. Alexander Moreira-Almeida: Médico psiquiatra, Coordenador das Seções de Espiritualidade e Psiquiatria das Associações Mundial, Latino-Americana e Brasileira de Psiquiatria. Professor Associado de Psiquiatria e Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF.

  • Dr. Bruno Paz Mosqueiro: Médico psiquiatra, Vice-Coordenador da Seção de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mestre e Doutorando em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Preceptor da residência médica em psiquiatria e psiquiatra assistente no Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição Porto Alegre (GHC), e membro da Seção de Espiritualidade e Psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).


O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.