top of page
  • Foto do escritorABP

VII Curso de Atualização em Esquizofrenia aborda inovações no diagnóstico e tratamento

Atualizado: 25 de abr. de 2022


A esquizofrenia é caracterizada pela perda de contato com a realidade, alucinações, delírios, pensamentos e comportamentos anômalos. Esta grave doença mental atinge cerca de 23 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, e é bastante incapacitante. Ainda de acordo com a OMS, estima-se que o risco de suicídio ao longo da vida de pessoas com esquizofrenia é de 4% a 10%.


As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, mas o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para fornecer uma vida digna ao paciente. Com isso em mente, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove o VII Curso ABP / WPA de Atualização em Esquizofrenia, em que as mais recentes descobertas serão abordadas ao longo dos dias 13 e 14 de maio.


O papel da neuroimagem, a relação entre a esquizofrenia e a realidade, situações difíceis na prática clínica e eletroconvulsoterapia são alguns dos temas que serão abordados durante o evento. Os destaques na programação, sem dúvidas, são as conferências internacionais "Mais do que um biomarcador: será que a linguagem pode ser um marcador biossocial da psicose?" e "Tratamento da esquizofrenia baseado em evidências", com os professores Lena Palaniyappan (Brain and Mind Institute, USA) e Marco Solmi (University of Ottawa, Canada), respectivamente.


"Já é tradição trazer o melhor da atualização terapêutica no âmbito da Esquizofrenia. O evento é voltado para você que é clínico, atende no dia a dia e quer melhorar a sua prática profissional", destaca o Dr. Ary Gadelha, coordenador do Curso de Atualização em Esquizofrenia e professor de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.


VII Curso de Atualização em Esquizofrenia


A sétima edição do curso será em formato híbrido, trazendo mais comodidade aos participantes, que podem optar pelo presencial ou online. O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.


A atividade concede 15 pontos para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP. Confira a programação oficial e inscreva-se para garantir a sua vaga nesta importante fonte de atualização científica. Acesse www.abp.org.br/esquizofrenia.


bottom of page