top of page
  • Foto do escritorABP

VI SINC abordará as evidências científicas da espiritualidade no tratamento de transtornos mentais


Muitas pessoas ainda acreditam que a religiosidade e a espiritualidade não são concomitantes à ciência, porém os dois caminhos são muito mais conciliáveis do que se possa imaginar. A própria Organização Mundial da Saúde - OMS considera ambos os aspectos como uma das dimensões para mensurar a qualidade de vida dos indivíduos.


Apesar da espiritualidade ser o motivo de alguns pacientes não aceitarem o tratamento adequado para suas doenças, muitos padecentes de transtornos mentais desejam ter suas crenças abordadas durante o acompanhamento médico, pois encaram a religião como um apoio, um fortalecimento espiritual que ameniza as incertezas, dores e conflitos durante o tratamento.


Para que o paciente tenha uma saúde mental plena, os médicos psiquiatras devem levar em conta os diversos aspectos que o afetam, incluindo a espiritualidade. Ainda assim, existem poucos treinamentos sobre o assunto. Dessa forma, o VI Simpósio Internacional de Neurociências vai se dedicar a debater o tema Integrando Psicofarmacologia e Espiritualidade: Potencializando o Tratamento na Psiquiatria.

O evento vai acontecer nos dias 12 e 13 de agosto no Centro de Convenções Frei Caneca (Shopping Frei Caneca), em São Paulo. São mais de 16 horas de programação científica confirmada, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais para falar sobre os principais avanços em pesquisa e prática clínica, visando a otimização do tratamento psiquiátrico.


"Este evento vai reunir muitos dos principais nomes da Psiquiatria do Brasil e do mundo sobre como podemos utilizar as melhores evidências disponíveis para promover a recuperação do paciente. E mais: como podemos integrar as abordagens farmacológicas, sociais, psicoterápicas e espirituais de modo ético e baseado em evidências científicas para aumentar a efetividade no tratamento e prevenção na busca da saúde mental plena", destaca o Dr. Alexander Moreira-Almeida, coordenador do evento.


Ciência e espiritualidade podem e devem andar juntas! Confira a programação completa e garanta a sua vaga neste evento atual e de relevância: https://www.abp.org.br/sincespiritualidade.


bottom of page