• ABP

Veja como foi a XI Jornada Paranaense de Psiquiatria!


Nos dias 02 a 04 de agosto, no último final de semana, a cidade de Foz do Iguaçu sediou dois importantes eventos para a psiquiatria brasileira: a XI Jornada Paranaense de Psiquiatria e o I Simpósio Internacional da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL. Ambos os eventos foram organizados pela Associação Paranaense de Psiquiatria - APPSIQ, federada da ABP.


Psiquiatras de renome nacional e internacional participaram da programação científica do evento, que contou com cerca de 400 presentes, superando a expectativa de público da organização. Entre as atividades mais apreciadas, destacam-se a conferência internacional do presidente da APAL, Dr. Enrique Mendoza, com o tema "A saúde mental na América Latina", as conferências nacionais dos doutores Antônio Geraldo da Silva, Ronaldo Laranjeira e Wagner Gattaz.


Para o presidente da Jornada, Dr. Júlio Dutra, os eventos podem ser considerados um sucesso. "Nós, paranaenses, tivemos a honra de receber participantes de 15 estados e também de quatro países. Nós tivemos palestras de alto nível e, além de tudo isso, esse calor humano que Foz do Iguaçu nos proporcionou. Essa terra iluminada e de natureza inigualável pode receber este evento e tivemos a honra de ter uma expectativa de público que se superou enormemente", afirma.

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu também esteve na Jornada, se fazendo representada pela vereadora Inês Weizmann. "O evento de hoje trouxe grandes nomes como palestrantes, por isso eu o avalio como positivo para nossa cidade", destacou a parlamentar.


Presidente da APAL, o Dr. Enrique Mendoza ressaltou a importância de eventos integrativos como este, sendo "um exemplo do trabalho conjunto que vem sendo realizado pela ABP e pela APAL, com o objetivo de oferecer conhecimentos acadêmicos importantes na região". O psiquiatra continua dizendo acreditar "que a integração de vários países e sua participação neste evento acadêmico dá um impulso importante e a APAL está satisfeita de ver os frutos que estão sendo colhidos depois de um trabalho integrado conjuntamente com o Dr. Antônio Geraldo da Silva".


O Dr. Antônio Geraldo da Silva, superintendente técnico e diretor da ABP, presidente eleito da APAL, considera que a Jornada marcou um fato histórico no estado do Paraná. "Esta foi uma super jornada, com excelentes profissionais e palestras, com a participação de uma equipe enorme de médicos e não médicos, podendo integrar o que nós temos de melhor na área da saúde mental, que é o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar".


Ele ainda ressalta o sucesso do evento e parabeniza todos os envolvidos: "parabéns a todos da Jornada Paranaense, os responsáveis, os que estiveram ativamente à frente deste trabalho, e muito especialmente ao Julio Dutra, que foi o psiquiatra que coordenou todo esse grupo para realizar esse grande sucesso. Até o ano que vem, em Curitiba, com a Jornada Sul-brasileira de Psiquiatria".



Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h