• ABP

Veja como foi a XX Jornada ABP Nordestina de Psiquiatria!



Durante o mês de maio, a ABP realizou a sua XX Jornada Nordestina de Psiquiatria. Organizada pela Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria, a Jornada debateu o tema “Sexualidade, violência e crise: impactos na saúde mental”.


Reunindo psiquiatras, psicólogos, médicos de outras especialidades e demais profissionais da área de saúde mental, o encontro contou com a participação de palestrantes regionais. Essa iniciativa valoriza a psiquiatria local, dando destaque aos médicos e pesquisadores do nordeste durante o evento de atualização científica.


Participaram da programação científica, entre os conferencistas, a presidente da ABP, Dra. Carmita Abdo, o presidente eleito da Associação Psiquiátrica da América Latina – APAL e Dr. Antônio Geraldo da Silva. O Dr. Quirino Cordeiro, coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, também fez parte do quadro de preletores do evento.


“A Jornada foi um sucesso de programação, organização e desempenho dos palestrantes, foi também um sucesso de público. O tema, muito oportuno e relevante, foi uma feliz escolha. Segundo Dr Gustavo [Xavier], presidente da federada, a quem cumprimento pela impecável coordenação , esta foi a Jornada com maior índice de adesão no Nordeste”, comentou a Dra. Carmita Abdo.


Sobre sua conferência, a presidente elogiou a dedicação dos presentes em prestigiar até os últimos minutos do evento: “minha conferência fechou as atividades do evento, no final da tarde de sábado, mas os colegas não arredaram pé. O dia estava lindo e a praia convidativa, o que não os impediu de optar por ficar até o final, interessadíssimos em ouvir e interagir”.


Diretor Regional Nordeste da ABP, o psiquiatra André Brasil destacou a importância de levar eventos de atualização científica em psiquiatria para a região pela qual é responsável. “A realização de uma jornada regional tem a importância fundamental para a disseminação do conhecimento além do CBP [Congresso Brasileiro de Psiquiatria]. A jornada nordestina, ou de outra região do Brasil, termina mostrando a qualidade in loco, dos psiquiatras daquela região, que priorizam os palestrantes dos estados onde se realiza o evento, que também serve como um grande espelho, um motivador para que as pessoas que participam busquem ainda mais conhecimento”.


A Dra. Carmita finaliza parabenizando a todos os envolvidos pelo sucesso do encontro realizado. “Parabenizo a todos que fizeram desta jornada um marco. Agradeço, em nome de toda a ABP, aos que a organizaram com competência e esmero. O Nordeste pode se orgulhar dos palestrantes locais. Os convidados de outras regiões do país sempre se encantam com o carinho dos colegas nordestinos”.


Veja abaixo algumas fotos da XX Jornada ABP Nordestina de Psiquiatria.





Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h