• ABP

“Tricotilomania” é o tema do próximo ABP TV


ABP TV

Um dos transtornos psiquiátricos do impulso, a tricotilomania é o comportamento repetitivo de arrancar cabelos ou outros pelos do corpo, causando falhas na região arrancada. O ato de arrancar cabelos é geralmente precedido por grande tensão e seguido por sensação de alívio ou satisfação.


Embora a taxa de prevalência no mundo seja desconhecida, alguns estudos apontam que a tricotilomania pode ser número de casos similares ao da esquizofrenia, acometendo cerca de 1% da população mundial. Pesquisas em grupos clínicos identificaram este transtorno psiquiátrico atinge majoritariamente mulheres adolescentes e adultas.


O próximo programa ABP TV traz a “Tricotilomania” como tema do seu debate e irá ao ar no dia 18 de julho, às 21h, com transmissão ao vivo pela internet. Participarão do programa os psiquiatras Florence Kerr-Corrêa e Hermano Tavares, que compartilharão sua experiência clínica e científica com os internautas.


Acompanhe e participe pela página da ABP no Facebook, pelo Canal do ABP TV no Youtube ou pelo Portal da Psiquiatria, encaminhando suas perguntas pelos comentários das transmissões ao vivo ou pelo Linha Direta, disponível no site da ABP.


Conheça os psiquiatras convidados desta semana:

  • Dra. Florence Kerr-Corrêa: médica psiquiatra, Doutora em Neurologia pela Universidade de São Paulo – USP, pós-doutora no Cambridge Hospital da Universidade de Harvard, Livre Docência em Psiquiatria na Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – FMB-UNESP, onde foi Professora Titular de Psiquiatria e permanece como professora voluntária. Docente de Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da FMB-UNESP.

  • Dra. Luísa Bisol: médica psiquiatra pelo Hospital São Lucas da PUC-RS e pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, Especialista em Psicoterapia pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, Doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Preceptora da Residência Médica em Psiquiatria do HSL-PUCRS, atuando no Ambulatório de Psiquiatria Geral e no Ambulatório de Bipolaridade do Hospital São Lucas da PUCRS. Presidente do Centro de Estudos de Psiquiatria Integrada (CENESPI) para o triênio 2017-2019.




Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h