• ABP

Solenidade de Abertura marca o retorno do CBP presencial


Após dois anos, o XXXVIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria retorna ao formato presencial. A Solenidade de Abertura aconteceu no dia 06 de outubro, no Teatro Sesi, com a participação do Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP; Dr. Cláudio Meneghello Martins, vice-presidente da ABP e presidente da Associação de Psiquiatria Cyro Martins (CCYM); Dr. Emmanuel Forte Silveira Cavalcanti, 3º vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Dr. Gutemberg Fialho, presidente da Federação Nacional dos Médicos; Dr. Mauro Sparta, secretário municipal de saúde de Porto Alegre; Dr. Gerson Junqueira Jr.; Dr. Marcelo Matias, presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul; Dr. Carlos Fernando da Silva, representante do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal.


Em sua fala, o Dr. Antônio Geraldo ressaltou a qualidade da Psiquiatria Brasileira. “Nós unimos todos os aspectos científicos, a tecnicidade com o nosso jeito carinhoso e cuidadoso de ser. A nossa especialidade é uma das melhores do mundo. A revista BJP (Brazilian Journal of Psychiatry) atingiu o Fator de Impacto 3.0 e é a melhor revista científica de Psiquiatria da América Latina.”


Além disso, o presidente da entidade destacou os desafios e a resiliência da ABP, que frente à pandemia, se reinventou e fechou o ano de 2020 em superávit. “Fomos ousados, criativos e temos muito orgulho em dizer que crescemos muito. Parabéns à Diretoria e a toda equipe ABP”, declarou.


A cerimônia também foi marcada pela homenagem aos grandes nomes da Psiquiatria Brasileira, que fizeram história na especialidade. “Estou muito grato em receber essa homenagem em nome do meu pai, Dr. Cyro Martins. Ele dedicou mais de 60 anos ao exercício da profissão”, afirmou o Dr. Cláudio Meneghello Martins.


Ainda na cerimônia, foi realizada a premiação do 7º Prêmio ABP de Jornalismo. A iniciativa reconhece trabalhos jornalísticos que desmitificam aspectos, estigmas e preconceitos acerca da Psiquiatria e da saúde mental. Nesta edição, foram quatro premiados: Júlia Marques - Impresso (Jornal O Estado de S. Paulo), Luiz Fernando Pereira Castiglioni - Televisão (TV Globo), Cléber Moletta - Rádio (Rádio Cultura FM Guarapuava) e Nathan Santos - Online (Portal LeiaJá!).


Para finalizar a Solenidade de Abertura, foram sorteados três exemplares do livro “Tratado de Psiquiatria”, da ABP, e uma bicicleta Hunter Race. A plateia assistiu ao lindo espetáculo de ballet Dura Máter.