• ABP

“Saúde mental nos serviços primários de saúde” é o tema do ABP TV



A Atenção Primária à Saúde – APS é responsável por oferecer à população os cuidados para as questões de saúde mais prevalentes. Em sua oferta de serviços, constam medidas preventivas, curativas, de reabilitação e promoção da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 8 em cada 10 problemas de saúde poderiam ser resolvidos com a atenção primária.


Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, em seu documento “Integrando a saúde mental na atenção primária: uma perspectiva global” (2008), a APS deve incluir entre seus serviços a identificação precoce de transtornos mentais, o tratamento das patologias mais comuns, o manejo de pacientes psiquiátricos estáveis, entre outros aspectos, finalizando com a prevenção e promoção da saúde mental.


Como se dá essa integração no Brasil? A atenção primária à saúde integra os atendimentos em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde? Como o psiquiatra pode atuar para prevenção e promoção da saúde mental?


Para discutir o assunto, o programa ABP TV da próxima segunda-feira, 11 de junho, recebe os psiquiatras Gustavo Xavier e Kléber Oliveira, que falarão sobre “Saúde mental nos serviços primários de saúde”. Ambos responderão às perguntas dos internautas ao vivo, com base em suas experiências clínicas e científicas.


Não perca o próximo programa! Você pode assistir e participar enviando sua pergunta ou comentário no Linha Direta do Portal da Psiquiatria ou nas transmissões da página do Facebook da ABP ou pelo Canal ABPTV no Youtube.


Conheça os convidados para o ABPTV desta semana:
  • Dr. Gustavo Xavier: médico psiquiatra, atua na Secretaria Municipal de Saúde de Natal – RN e no Governo do Estado da Paraíba. Professor Voluntário na Residência em Psiquiatria do Hospital João Machado e Preceptor do Internato em Saúde Mental da Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE). Presidente da Associação Norte-rio-grandense de Psiquiatria.

  • Dr. Kleber Oliveira: médico psiquiatra, título de Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psicogeriatria. Mestre em genética e biologia molecular pela UFPA, professor assistente do curso de medicina da UFPA e do centro universitário do Pará. Preceptor da residência médica em psiquiatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna. Presidente da Associação Paraense de Psiquiatria.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h