“Saúde mental nos serviços primários de saúde” é o tema do ABP TV



A Atenção Primária à Saúde – APS é responsável por oferecer à população os cuidados para as questões de saúde mais prevalentes. Em sua oferta de serviços, constam medidas preventivas, curativas, de reabilitação e promoção da saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, 8 em cada 10 problemas de saúde poderiam ser resolvidos com a atenção primária.


Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, em seu documento “Integrando a saúde mental na atenção primária: uma perspectiva global” (2008), a APS deve incluir entre seus serviços a identificação precoce de transtornos mentais, o tratamento das patologias mais comuns, o manejo de pacientes psiquiátricos estáveis, entre outros aspectos, finalizando com a prevenção e promoção da saúde mental.


Como se dá essa integração no Brasil? A atenção primária à saúde integra os atendimentos em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde? Como o psiquiatra pode atuar para prevenção e promoção da saúde mental?


Para discutir o assunto, o programa ABP TV da próxima segunda-feira, 11 de junho, recebe os psiquiatras Gustavo Xavier e Kléber Oliveira, que falarão sobre “Saúde mental nos serviços primários de saúde”. Ambos responderão às perguntas dos internautas ao vivo, com base em suas experiências clínicas e científicas.


Não perca o próximo programa! Você pode assistir e participar enviando sua pergunta ou comentário no Linha Direta do Portal da Psiquiatria ou nas transmissões da página do Facebook da ABP ou pelo Canal ABPTV no Youtube.