top of page
  • Foto do escritorABP

Pesquisa da ABP tem resultado amplamente divulgado pela mídia


Entre os dias 06 e 09 de maio, a ABP realizou a pesquisa "Atendimento psiquiátrico e Covid-19" junto a seus associados. A consulta contou com a participação de associados de 23 estados e Distrito Federal, tendo grande repercussão na mídia.


De acordo com as respostas dos entrevistados, é possível perceber o impacto da pandemia do novo Coronavírus nos atendimentos realizados desde março. Para 47,9% dos psiquiatras que responderam a pesquisa, houve aumento perceptível nas consultas, podendo chegar a 25% de crescimento.


Outro dado que reforça a quarta onda, ou seja, a crise em saúde mental derivada da pandemia de Covid-19, está relacionada ao agravamento dos sintomas psiquiátricos em pacientes que estão em tratamento: 89,2% dos entrevistados afirmaram que pacientes apresentaram agravamento dos sintomas.


Os números confirmam uma realidade que já era esperada, como explica o Dr. Antônio Geraldo, presidente da ABP. "O monitoramento da saúde mental de pacientes já em tratamento ou em remissão, bem como da população em geral, é fundamental nesse momento. Mesmo antes da pesquisa, já sabíamos que uma pandemia destas proporções traria consequências graves à saúde mental de todos. Agora, temos uma ideia da realidade dos atendimentos psiquiátricos no país e os pontos aos quais precisaremos nos dedicar para garantir um atendimento em saúde mental de qualidade para toda a população em tempos de Covid-19", explica.


Pesquisa tem destaque na mídia nacional


Os dados apresentados pela ABP na última segunda-feira, 11 de maio, foram repercutidos em toda a mídia nacional. Os números foram divulgados em primeira mão pelo jornalista Márcio Gomes no programa Combate ao Coronavírus, da TV Globo.


Desde então, matérias relacionadas aos números da pesquisa já foram replicadas mais de 300 vezes em blogs e sites regionais, jornais impressos, emissoras de rádio e canais de televisão. Os dados são da empresa Clipping Service, que monitora a presença da ABP na mídia impressa e online.


Confira abaixo algumas das repercussões mais importantes:



Assista também ao vídeo do programa Combate ao Coronavírus abaixo.



bottom of page