• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dra. Cintia Périco


Dra. Cintia Périco é a homenageada de hoje pela Campanha Orgulho de Ser Psiquiatra. Nascida em Santo André (SP), a psiquiatra de 44 anos é mãe da Manuela, 12, e do Miguel, 8.


Com graduação cursada na Faculdade de Medicina do ABP, cursou sua residência na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Continuou sua vida acadêmica na Universidade de São Paulo onde, após conhecer o campo de pesquisa, concluiu seu doutorado sete anos depois.


"A medicina me agradava desde sempre e, quando graduanda, tive contato com um psiquiatra em plantões de clínica médica. Foi quando pude observar o quanto o conhecer o indivíduo em sua totalidade tornava a profissão mais gratificante e completa, assim, rapidamente tinha minha escolha feita: 'quero ser psiquiatra'”, conta a Dra. Cintia.


Entre os desafios da profissão, a psiquiatra ressalta que lidar com o desconhecido é o maior deles, "pois, por mais que tenhamos evoluído nos últimos 20 anos, ainda temos muito para descobrir. Além disto, como desafio secundário, temos a necessidade de fazermos uma assistência a saúde e não um assistencialismo social".


Desde a sua formação, identifica que as principais mudanças foram na área de psicofarmacologia, mas reconhece que as descobertas em neurobiologia e genética, embora não ainda aplicadas na prática clínica, trazem mais conhecimento para a fisiopatologia dos transtornos psiquiátricos.


"A frase de Michael First, representa bem meu orgulho: 'a arte e a ciência do diagnóstico psiquiátrico são amaldiçoadas e abençoadas pelo fato de que os indivíduos são muito mais complexos do que as regras diagnósticas definidas em qualquer conjunto de algoritmos de decisão ou tabelas'", declara a Dra. Cintia.


Ao mesmo tempo, a homenageada acrescenta que "quando entendermos que ser psiquiatra é tentar aliviar o sofrimento humano quando a alma/cérebro adoecem, passaremos a entender que somos um conjunto e não parte da obra", finaliza.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h