Orgulho de Ser Psiquiatra - Dr. Claudio Martins


Diretor secretário da ABP, o Dr. Claudio Meneghello Martins, 64, é natural de Buenos Aires, Argentina. Homenageado de hoje no Orgulho de Ser Psiquiatra, ele conta que teve como influência o seu pai, psiquiatra e psicanalista, tendo se envolvido com a especialidade desde a infância.


"Tive a oportunidade de ir junto a muitos congressos que ele participou, o que proporcionou interação com muitos psiquiatras. Na faculdade de medicina, fui amadurecendo o processo de seguir a psiquiatria, me decidindo a partir do quarto ano", relembra o Dr. Claudio, que fez sua formação na especialidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Sua aprovação no concurso do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS possibilitou a experiência de 38 anos em gestão do serviço público. O Dr. Claudio também destacou, na sua formação, a oportunidade de ser bolsista internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, estudando no Institute of Psychiatry e trabalhando no Maudsley Hospital, ambos em Londres.


"Do início dos anos 80 até o momento, houve muitas mudanças e avanços no conhecimento científico dos transtornos mentais", explica o nosso homenageado acerca do desenvolvimento da psiquiatria desde sua formação até os dias atuais. "As abordagens psicofarmacológicas e psicoterápicas se ampliaram muito, com maior eficácia nos tratamentos", reforça.