• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dr. Claudio Martins


Diretor secretário da ABP, o Dr. Claudio Meneghello Martins, 64, é natural de Buenos Aires, Argentina. Homenageado de hoje no Orgulho de Ser Psiquiatra, ele conta que teve como influência o seu pai, psiquiatra e psicanalista, tendo se envolvido com a especialidade desde a infância.


"Tive a oportunidade de ir junto a muitos congressos que ele participou, o que proporcionou interação com muitos psiquiatras. Na faculdade de medicina, fui amadurecendo o processo de seguir a psiquiatria, me decidindo a partir do quarto ano", relembra o Dr. Claudio, que fez sua formação na especialidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Sua aprovação no concurso do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - INAMPS possibilitou a experiência de 38 anos em gestão do serviço público. O Dr. Claudio também destacou, na sua formação, a oportunidade de ser bolsista internacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, estudando no Institute of Psychiatry e trabalhando no Maudsley Hospital, ambos em Londres.


"Do início dos anos 80 até o momento, houve muitas mudanças e avanços no conhecimento científico dos transtornos mentais", explica o nosso homenageado acerca do desenvolvimento da psiquiatria desde sua formação até os dias atuais. "As abordagens psicofarmacológicas e psicoterápicas se ampliaram muito, com maior eficácia nos tratamentos", reforça.


O Dr. Claudio continua pontuando suas ocupações atuais e a importância de cada uma delas para a consolidação profissional: "nesta etapa da minha vida, com 38 anos de experiência clínica e psicoterápica, fui preceptor da residência em Psiquiatria da UFCSPA por 23 anos e colaborei na formação de cerca de 130 colegas; igualmente ter sido chefe de serviço de psiquiatria por 15 anos de um hospital público, mais o envolvimento institucional como Diretor da ABP nos últimos 8 anos, ampliando muito o conhecimento do funcionamento associativo, agregado a isto, a Presidência da Associação de Psiquiatria Cyro Martins -CCYM, que me traz mais compromissos e responsabilidades".


"O orgulho em ser psiquiatra está diretamente vinculado a minha gratificação de ter uma carreira que incorpora assistência, ensino, gestão e envolvimento associativo. Este universo de relações humanas diversificadas me alimenta para seguir a vivê-la com intensidade. Agradeço a medicina e a psiquiatria por tudo que me proporcionaram", finaliza.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h