top of page
  • ABP

Conheça a cartilha "Saúde mental e Covid-19", elaborada pela ABP




A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP lançou em maio a cartilha "Saúde mental e Covid-19". O documento é fruto de parceria com o Núcleo de Investigações sobre a Impulsividade e Atenção - Nitida, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, e com o Ministério da Saúde.


O documento tem como objetivo orientar a população sobre os riscos que o distanciamento social e a pandemia de Covid-19 podem trazer à saúde mental. Pretende também auxiliar na elaboração de estratégias para lidar com os desafios trazidos pelo momento atual.


Segundo a cartilha, estudos apontam que a pandemia exerce impacto sobre a saúde mental das pessoas e é importante a aplicação de estratégias que possam amenizar os prováveis efeitos negativos deste momento. Pesquisas analisadas pelo documento apontam para um provável aumento nos relatos de sensação de medo, solidão, tédio e raiva entre pacientes submetidos ao isolamento e ao período de quarentena, além de um aumento da ansiedade e da culpa pelos efeitos do contágio.


Diante disso, percebe-se o tamanho do impacto que a situação exerce sobre a saúde mental de quem a está vivenciando, chamando atenção para a importância de estratégias que possam reduzir os prováveis impactos negativos associados


Como a ABP vem alertando desde o início da pandemia, o trauma psíquico e a doença mental serão consequências diretas da Covid-19, que é chamada de quarta onda. Tais consequências não somente serão maiores, como durarão mais tempo.


Associado da ABP, ajude a orientar ainda mais a população. Leia a cartilha e compartilhe!


bottom of page