top of page

Prêmio ABP de Jornalismo chega à sua sexta edição


Em seu sexto ano consecutivo, o Prêmio ABP de Jornalismo tem como objetivo reconhecer os principais trabalhos jornalísticos dos profissionais de comunicação em prol da desmistificação dos temas relacionados à psiquiatria e à saúde mental. A iniciativa corrobora com os objetivos de psicoeducação da sociedade visados pela Associação, que buscam informar corretamente a sociedade sobre transtornos psiquiátricos, seu diagnóstico e tratamento.


Desde 2013, a ABP seleciona os melhores trabalhos em quatro categorias: impresso, online, rádio e televisão. Já foram avaliados para o Prêmio mais de 600 matérias jornalísticas dos principais veículos de comunicação com sede nacional, com a participação de profissionais de diversos estados.

O jornalista Marcel Hartmann, ganhador do Prêmio ABP de Jornalismo em 2018, recebe o troféu do Diretor Secretário da ABP, Dr. Cláudio Martins.

O jornalista Marcel Hartmann foi um dos ganhadores do 5º Prêmio ABP de Jornalismo, em 2018, na categoria impresso. Autor da matéria "Saúde mental infantil: como cuidar do bem-estar emocional das crianças", teve seu trabalho publicado pelo Jornal Zero Hora, periódico do Rio Grande do Sul.


"Acho de extrema importância que a imprensa dê mais espaço para reportagens sobre o assunto", afirma Hartmann sobre a necessidade de mais informações acerca dos transtornos mentais na mídia em geral. "Enquanto repórter de saúde, recebo comentários e e-mails de leitores agradecendo quando abordamos temas de saúde mental no jornal. Ao escrever sobre temas sensíveis – por vezes tabus – e mostrar ao leitor o que médicos e psicólogos recomendam sobre algumas questões, ajudamos o leitor a tomar decisões que irão melhorar seu dia a dia e sua qualidade de vida", destaca.


O jornalista ainda complementa afirmando o Prêmio foi um incentivo para que continue produzindo reportagens sobre o tema saúde mental: "o prêmio foi importante por reconhecer que a reportagem que produzi, tecendo a relação entre traumas emocionais na primeira infância e dificuldade de ascensão social, provocou um debate importante junto aos leitores".


Inscrições vão até o dia 15 de agosto


​Associados da ABP podem incentivar jornalistas de suas cidades e regiões a inscreverem-se para o 6º Prêmio ABP de Jornalismo. São mais de R$ 20.000,00 em prêmios divididos entre as quatro categorias: impresso, online, rádio e televisão.


Podem concorrer matérias veiculadas entre os dias 15 de junho de 2018 e 15 de agosto de 2019. A entrega do prêmio acontece durante a Cerimônia de Abertura do XXXVII Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP, no dia 09 de outubro, no Centro de Convenções Riocentro, no Rio de Janeiro.


Se você é jornalista e tem interesse em participar do Prêmio, leia aqui o Edital e faça a sua inscrição.


 

Anúncio

bottom of page