top of page

Prêmio ABP de Jornalismo

O Prêmio ABP de Jornalismo, organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, é uma iniciativa de psicoeducação da Instituição com a finalidade de reconhecer e premiar trabalhos jornalísticos que tiveram como objetivo desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre a psiquiatria e todos os assuntos relacionados à especialidade e seus pacientes.

 

Durante sua realização, o Prêmio já avaliou mais de mil matérias relacionadas a temas da Psiquiatria como o uso de substâncias psicoativas, prevenção do suicídio, impactos da crise econômica na saúde mental, entre outros. Jornalistas de diversos estados do Brasil já participaram das edições enviando seus trabalhos para avaliação.

 

Podem concorrer à premiação as produções jornalísticas nacionais que estejam veiculadas em plataformas com sede no Brasil e dentro das seguintes categorias: impresso, online, rádio, televisão, canal e influencer.

 

 

 

Confira os ganhadores do 9º Prêmio ABP de Jornalismo (2023):

Impresso: Zero Hora 

Matéria: Depressão não tem idade

Jornalista: Larissa Roso

 

Televisão: Inter TV - Minas

Matéria: Mais de 40% das crianças brasileiras são vítimas de bullying

Jornalista: Henrique Corrêa Almeida

 

Rádio: Rádio Universitária FM

Matéria: A polêmica sobre a Cannabis Medicinal

Jornalista: Márcio Manzi Alvarenga

 

Online: Portal G1

Matéria: Vício em celular: como o cérebro reage às notificações de apps, por que elas viciam tanto e o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes

Jornalista: Marina Pagno

Influencer: Quadrinhos da Luna

Matéria: Pessoas singulares e processos individuais

PodCast: BandNews FM

Matéria: Três em cada dez profissionais brasileiros sofrem com Burnout

Jornalista: Ana Paula Lima Santos

Hors Concours: BBC

logo.png

9º Prêmio ABP de Jornalismo – Atenção ao prazo das inscrições!

 

Em 2023, a ABP realizará a nona edição do Prêmio ABP de Jornalismo e os trabalhos vencedores de cada categoria serão premiados com R$7 mil. As inscrições estão disponíveis do dia 13 de março a 14 de julho. A cerimônia de premiação acontecerá durante a Solenidade de Abertura do XL Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP no dia 18 de outubro de 2023, em Salvador. 

Edital do 9º Prêmio de Jornalismo

Inscrições encerradas!
bottom of page