top of page
  • Foto do escritorABP

Jornada Sudeste: debates sobre estresse, psicose, compulsão alimentar e TOC marcam o segundo dia

Atualizado: 9 de ago. de 2022


No segundo dia da Jornada Sudeste ABP de Psiquiatria, evento realizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e organizado pela Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro - APERJ, tivemos a participação de doze especialistas, que deram continuidade às discussões fundamentais para o exercício da psiquiatria, com sete atividades científicas.


Durante os dois dias de atividades, centenas de médicos contemplaram a sala do Hotel Hilton Copacabana em busca de atualização científica nos mais diversos assuntos relacionados ao tema "Estresse, Resiliência e Psicopatologia".


Ao longo da manhã, aconteceram três conferências de excelência científica: "Estresse e Epigenética", com a palestra do Dr. Marcelo Allevato e coordenação do Dr. Daniel Segenreich; "Estresse e Psicopatologia", com a palestra do Dr. Marcos Gebara e coordenação da Dra. Rosane Bittencourt; e "Fatores ambientais e psicose", com a palestra do Dr. Leonardo Lessa Telles e coordenação do Dr. Jerson Laks.


Já no período da tarde, o evento continuou com a conferência "Estresse e compulsão alimentar", realizada pelo Dr. José Carlos Appolinário e coordenada pela Dra. Fátima Vasconcellos. "Existem muitas pesquisas em curso com o intuito de estudar a interface entre as alterações no humor e as alterações de peso. São novos conceitos relacionados ao 'comer emocional', como a relação entre alimentação e sentimentos negativos, a confort food, o comer hedônico", explicou o palestrante. "Resumidamente, o 'comer emocional' é um comportamento associado à ingestão descontrolada de alimentos hiperpalatáveis, podendo gerar transtornos alimentares", completou.


Na sequência, o Dr. Leonardo Fontenelle apresentou a conferência "Estresse e compulsão (TOC e Transtornos de Controle do Impulso)", que foi coordenada pela Dra. Isabela Melca. Durante o momento, ele abordou diversos estudos recentes relacionando os dois transtornos, avanços no diagnóstico e no tratamento. "Todas as técnicas de neuroimagem têm propósitos específicos e devem ser usadas para fins diferentes. Do ponto de vista clínico, o uso de cada técnica é basicamente utilizada para excluir as causas neurológicas dos sintomas de TOC", ressaltou o Dr. Leonardo.


Além dos conteúdos científicos, os participantes puderam participar de uma ação da ABP, que sorteou dois livros com temas da Psiquiatria: "Depressão - teoria e clínica" e "Fundamentos da Eletroconvulsoterapia". Os contemplados foram: Erick Gustavo de Almeida Alves e Iasmin Dutra de Almeida.


Fechando o evento, o painel sobre Transtorno de Estresse Pós-Traumático teve a participação dos médicos psiquiatras Dr. Marcelo Allevato, Dra. Fátima Vasconcellos e Dr. Leonardo Fontenelle, sob a moderação do Dr. Marcos Gebara.


"Agradeço imensamente à equipe da ABP, que não poupou esforços para realizar este evento, a estrutura e os debates foram impecáveis! Muito obrigado pela presença de todos", disse o Dr. Marcos Gebara ao encerrar o evento.


O segundo dia da Jornada ABP Sudeste de Psiquiatria contou com a participação dos médicos psiquiatras Dr. Alexander Moreira-Almeida, Dra. Fátima Vasconcellos, Dr. José Carlos Appolinário, Dr. Leonardo Fontenelle, Dr. Leonardo Lessa Telles, Dra. Letícia Mameri, Dr. Marcelo Allevato, Dr. Marcos Gebara e Dr. William Dunningham.







bottom of page