top of page
  • Foto do escritorABP

Jornada Sudeste: primeiro dia de evento discute comportamento suicida, burnout e estresse

Atualizado: 9 de ago. de 2022


Nos dias 05 e 06 de agosto, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP realizou a Jornada ABP Sudeste de Psiquiatria. Organizado pela Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ, o evento foi promovido no Hotel Hilton Copacabana com o objetivo de levar atualização científica em diversos conteúdos relacionados ao tema "Estresse, Resiliência e Psicopatologia".


O primeiro dia reuniu médicos psiquiatras que buscam atualização profissional sobre os impactos que os acontecimentos catastróficos têm sobre a saúde mental das pessoas, possibilitando, muitas vezes, o desenvolvimento de doenças psiquiátricas.


O Dr. Eduardo Birman foi o primeiro palestrante e deu um emocionante relato sobre as chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região serrana do estado, ocasião em que trabalhou como voluntário. "Fico muito honrado de dar a primeira palestra da Jornada Sudeste, ainda mais sobre esse assunto que me afetou de forma pessoal", disse o Dr. Birman, que abordou o tema Reação aguda ao estresse: atenção no primeiro momento durante a mesa redonda "O manejo do estresse nos eventos catastróficos".


À tarde, tivemos a conferência “Suicídio e automutilação nos jovens em tempos de Pandemia” com a palestrante Dra. Gabriela Dias e coordenação do Dr. Guilherme Toledo e a mesa redonda “Burnout: Implicações éticas, legais e periciais”, com a participação do Dr. Alexandre Valença, Dra. Letícia Mameri e Dr. Talvane de Moraes e coordenação do Dr. Odoroilton Larocca.


"Agora está na moda falar sobre Burnout, vemos muita coisa sobre o assunto tanto na mídia, quanto nas redes sociais que nem sempre são verdades. O Burnout é a pontinha do iceberg de problemas muito maiores, que na maioria das vezes estão relacionados a instituições de trabalho desorganizadas. Mas a Síndrome de Burnout está trazendo luz a esses problemas", pontuou a Dra. Letícia.


Fechando o dia, o Dr. Antonio Egídio Nardi falou sobre “Ansiedade e Depressão em decorrência do Estresse”, conferência coordenada pelo Dr. Marcos Gebara.


As seis atividades atingiram lotação máxima e possibilitaram a troca de experiências entre os palestrantes e os participantes, que fizeram perguntas e comentários sobre os assuntos debatidos.


O primeiro dia da Jornada ABP Sudeste de Psiquiatria contou com a participação de 12 palestrantes: Dr. Alexandre Valença, Dr. Antônio Egídio Nardi, Dra. Corina Molter, Dr. Eduardo Birman, Dra. Fabiana Nery, Dra. Fátima Vasconcellos, Dra. Gabriela Dias, Dra. Juliana Bancovsky, Dra. Letícia Mameri, Dr. Marcos Gebara, Dr. Nilo Torturella e Dr. Talvane de Moraes.





bottom of page