A comorbidade é uma realidade na maioria dos quadros psiquiátricos. Quando há a presença de transtorno mental juntamente a transtorno por uso de substâncias, é dado o nome de Patologia Dual.
Cerca da metade dos indivíduos diagnosticados como dependentes de álcool e outras substâncias apresentam diagnóstico de quadro psiquiátrico adicional, entre eles: transtorno de ansiedade, transtornos de humor, personalidade antissocial e esquizofrenia. Este é um tema muito atual nas discussões relacionadas ao tema.
Visando abordar o assunto em evento de atualização científica, a ABP realiza o III Congresso Brasileiro de Impulsividade e Patologia Dual nos dias 02 e 03 de maio. Organizado em parceria com a Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual - ABIPD e com a Associação Psiquiátrica de Brasília - APBr, federada da ABP, o evento já está consolidado no calendário de encontros temáticos em psiquiatria e saúde mental.
Em 2019, o Congresso reúne psiquiatras de renome nacional e internacional na programação científica no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito - DNIT. Serão dois dias de intensa programação científica de atualização, voltados para psiquiatras, médicos de outras especialidades, psicólogos e demais profissionais da saúde mental.
Associados da ABP possuem valores especiais para inscrição no III Congresso Brasileiro de Impulsividade e Patologia Dual. Clique aqui e inscreva-se, garantindo a sua vaga!
Para mais informações sobre o evento, bem como programação completa do Congresso, acesse www.abipd.com.br . Participe!
Comentarios