top of page
  • Foto do escritorABP

Dra. Vera Lemgruber - Orgulho de psiquiatra

Atualizado: 12 de jun. de 2018


Dra Vera Lemgruber - Orgulho de Ser Psiquiatra
Dra Vera Lemgruber

Formada em Psicologia, a Dra. Vera Lemgruber passou um ano como Special Student na Universidade de Yale nos Estados Unidos e quando retornou ao Brasil, ao levar seus alunos para estagiarem em uma comunidade carioca, observou as necessidades da população local e decidiu largar a formação psicanalítica que estava iniciando e dedicar-se à Medicina.


A psiquiatra apontou o que considera ser os maiores desafios da psiquiatria atualmente: “Ter uma postura realmente integrada frente ao ser humano, sem a clássica separação corpo X mente; biológico X psicológico, avaliando e tratando o paciente dentro de uma visão complexa bio/psico/social/espiritual”.


Dra. Vera comentou que nas últimas décadas aqui no Brasil o antagonismo que existia entre abordagens meramente psicológicas diminuiu bastante depois que o conhecimento dos resultados das pesquisas neurocientíficas foi sendo difundido.


Sobre o orgulho de ser psiquiatra: “Por ter podido participar desse período em que ocorreram grandes mudanças na Psiquiatria em função do progresso das Neurociências. Por ter escrito o primeiro livro brasileiro sobre Psicoterapia Breve Focal. Por ter sido Presidente da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro. E por último mas não menos importante, por ter tido a oportunidade de me sentir um ser humano melhor e mais útil para com aqueles pacientes que pude ajudar efetivamente”.


A Dra. Vera Lemgruber é uma psiquiatra que tem orgulho da sua profissão e a ABP tem orgulho em tê-la no quadro associativo.

bottom of page