• ABP

Decálogo para Médicos e Profissionais da Saúde

Atualizado: há 6 dias



Médicos e Profissionais da Saúde - Proteja sua saúde mental!


A adoção de medidas simples podem evitar o agravamento de transtornos psiquiátricos, bem como o desenvolvimento de doenças mentais tendo o panorama atual como gatilho.


1 - A importância da sua Saúde Mental


Neste momento de crise, cuidar da sua mente é fundamental. É normal que você esteja se sentindo pressionado e estressado pelo trabalho, mas lembre-se, a sua saúde mental é tão importante quanto a física. Não esqueça de cuidar de si mesmo. Use algumas estratégias que já funcionaram para você anteriormente em tempos de estresse, elas também podem te ajudar agora.


2 - O que fazer antes de sair de casa


Tente manter uma rotina de relaxamento antes de sair para o trabalho, faça alguns exercícios dentro de casa, alimente-se bem e evite consumir notícias alarmistas neste momento.


3 - O que fazer quando chegar em casa


Siga todas as recomendações de higienização das autoridades de saúde antes de entrar. Após este momento busque se desconectar do trabalho o máximo possível, assista a filmes/séries ou leia alguns livros. Técnicas de meditação, relaxamento e alongamento também são bem-vindas.


4 - O que fazer durante o trabalho


Dê suporte às pessoas afetadas pelo COVID-19 que estão ao seu redor, utilizando todos os recursos disponíveis. Sempre que possível, verifique se elas necessitam de suporte psicossocial. Mantenha também um bom relacionamento com os colegas de trabalho para obter apoio, eles podem estar tendo experiências semelhantes às suas, esta ajuda mútua é importante.


5 - Tente manter a rotina


Sempre que possível, mantenha a sua rotina de antes da crise, com horários definidos para todas as atividades, tanto de trabalho, quanto de lazer.


6 - Em casa, mantenha atividades prazerosas


Como dito anteriormente, quando estiver em casa, busque se distrair de forma saudável. Brinque com as crianças ou animais e consuma conteúdos culturais na televisão ou internet.


7 - Interaja com família e amigos, mesmo que seja online


Apesar do estigma e medo relacionados aos médicos e profissionais de saúde neste momento, se possível, mantenha contato de forma digital. Conecte-se de forma online com a sua família e amigos, converse sobre assuntos gerais e evite debater o tema coronavírus.


8 - Cuidado com o esgotamento mental


É muito importante ficar atento aos seus limites físicos e mentais, a pandemia pode ser um gatilho para o desenvolvimento de quadros psiquiátricos. Síndrome de burnout, transtorno de ansiedade, síndrome do pânico e depressão podem ser desenvolvidos ou agravados neste momento.


9 - Respeite suas horas de sono


A correta manutenção do sono é algo extremamente importante em nossa rotina diária e neste momento de crise ela deve ser levada muito à sério. Tenha no mínimo 08 horas seguidas de sono, não consuma telas antes do repouso e procure dormir em um lugar silencioso.


10 - Mantenha uma alimentação saudável


Apesar do trabalho em horários alternativos e em turnos, procure manter horários fixos para as refeições e coma de forma saudável e satisfatória.


Fonte: OMS


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h