• ABP

Conheça os vencedores do 7º Prêmio ABP de Jornalismo

Atualizado: 14 de out. de 2021



Anualmente, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP reconhece matérias relacionadas à área. Na sua 7ª edição, o Prêmio ABP de Jornalismo avaliou 255 trabalhos jornalísticos sobre saúde mental, que foram veiculados em 102 meios de comunicação.


Este ano, a premiação ocorreu na Solenidade de Abertura do XXXVIII Congresso Brasileira de Psiquiatria - CBP no dia 06 de outubro, no Teatro Sesi, em Porto Alegre. Os quatro trabalhos selecionados recebem um prêmio de R$ 5 mil, além do troféu alusivo.


“Nosso objetivo com essa premiação é incentivar os jornalistas a desmistificar os aspectos que envolvem os transtornos mentais e o estigma que pesa sobre a Psiquiatria e sobre os pacientes”, explica o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.

Confira os finalistas:


Impresso: O Estado de São Paulo

Matéria: Covid e isolamento criam alerta sobre depressão infantil

Jornalista: Júlia Marques


Televisão: Fantástico - TV Globo

Matéria: Brasil tem maior índice de transtornos de ansiedade no mundo

Jornalista: Luiz Fernando Pereira Castiglioni


Rádio: Rádio Cultura FM Guarapuava

Matéria: Desassistência na saúde mental

Jornalista: Cléber Moletta


Online: Portal LeiaJá

Matéria: Na pandemia, a saúde mental pede socorro

Jornalista: Nathan Santos


“Achei incrível, só tenho a agradecer pelo reconhecimento que vocês tiveram por esse trabalho durante essa pandemia tão difícil para todos”, comentou o jornalista e um dos ganhadores do prêmio, Luiz Fernando Pereira Castiglioni.


Prêmio ABP de Jornalismo


O Prêmio ABP de Jornalismo é uma iniciativa de psicoeducação que tem o objetivo de reconhecer e premiar matérias relacionadas à Psiquiatria, como transtornos mentais e de humor, suicídio, saúde mental, entre outros. Em sete edições, a ABP já avaliou aproximadamente mil trabalhos jornalísticos que levantaram essa bandeira.


Fique de olho em nosso site e não perca o edital para a próxima edição!