• ABP

Evento debate impulsividade e patologia dual em Brasília, veja como foi!


Nos dias 02 e 03 de maio, a capital federal sediou o III Congresso Brasileiro de Impulsividade e Patologia Dual. Centenas de pessoas compareceram ao Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito - DNIT para o maior evento nacional sobre o tema.


O evento foi uma realização da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com a Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual - ABIPD e com a Associação Psiquiátrica de Brasília, federada da ABP. Reunindo médicos psiquiatras e de outras especialidades, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde mental, foram abordados diversos temas relacionados à patologia dual, termo utilizado para se referir à comorbidade de transtornos psiquiátricos e transtornos por uso de substâncias, como a dependência química.


Presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina - APAL, o Dr. Antônio Geraldo destacou a importância deste tipo de encontro: "esse evento faz a maior integração que existe na saúde mental no Brasil, porque une a ABIPD e a ABP. Nós temos que unir forças para poder ter uma saúde mental melhor para a nossa população".


O Prof. Dr. Leandro Malloy-Diniz, psicólogo e presidente da ABIPD, ressaltou a necessidade do profissional de se manter sempre atualizado para oferecer um serviço ainda melhor para seus pacientes. "Esse Congresso é importante não apenas pro médico, mas para o profissional de saúde mental em geral, que tem interesse em atualizar, fazer uma prática baseada em evidências, assistindo conferências de pessoas das mais diversas formações e com vasta produção na área", enfatizou.


Coordenadora Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, a Dra. Maria Dilma Teodoro esteve presente no evento. A psiquiatra, que também é presidente da APBr, considera que congressos como esse trazem um significativo retorno à comunidade, devido às discussões que são feitas. "Primeiro porque temos a oportunidade de reunir vários profissionais da área e essa discussão tem crescido muito no sentido de aperfeiçoamento profissional, na melhora da qualidade de seu atendimento e na melhora da sua formação", concordando com o Dr. Malloy-Diniz.


Dra. Carmita Abdo, presidente da ABP, elogiou a programação científica do Congresso: "um programa muito diversificado com palestrantes de primeira categoria e que foi apreciado por todos que aqui estiveram". A psiquiatra pontuou que eventos como esse, além da sua função científica, também tem importante aspecto social, já que há "a possibilidade do congraçamento, da convivência, da troca de ideias nos corredores e nos intervalos".


"Eu já convido a todos para se prepararem para o nosso próximo Congresso de Patologia Dual e que ele seja tão interessante e tão diversificada em termos de programa e de convivência entre colegas da área da saúde mental como foi essa edição", finaliza a presidente da ABP.




Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h