top of page

Artigos da BJP são destaque em matéria do jornal Estado de S. Paulo


No último dia 13 de abril, em matéria publicada no site do jornal Estado de S. Paulo, dois artigos do Brazilian Journal of Psychiatry tiveram destaque. No texto, produzido pela jornalista Giovana Girardi, os artigos publicados chamam a atenção para a revisão das implicações em saúde que podem ocorrer na pandemia de Covid-19.


"Em artigo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria, eles fazem uma revisão das implicações para a saúde mental em outras epidemias, como ebola e zika, e ponderam sobre o que pode ocorrer agora, com uma pandemia sem equivalente na nossa história recente", afirma a matéria.


A jornalista cita o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva, um dos autores de artigo da BJP, falando sobre as incertezas do momento: "em outro artigo, publicado na mesma revista, o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Psiquiátrica da América Latina e colegas lembram que 'em tempos de medo e incerteza, quando ameaças à própria sobrevivência e à dos outros se tornam um dos principais problemas da vida cotidiana, muitos acreditam que os cuidados com a saúde mental podem esperar e que os esforços devem se concentrar na preservação da vida'."




A matéria também ressalta a preocupação dos autores na adoção de medidas para a preservação da saúde mental. "Adotar medidas que preservem a saúde mental pode ajudar a amenizar a crise na prestação de serviços de saúde: 'A saúde mental é precisamente uma das chaves para sobreviver a esta pandemia recente e tudo o que isso implica a curto, médio e longo prazo, desde a potencial crise na prestação de serviços de saúde até ajudar a preservar e reconstruir uma sociedade pós-pandêmica'.", destaca o texto.


Para ler o texto na íntegra, é preciso ser assinante do jornal O Estado de S. Paulo. Clique aqui para acessá-la. Confira também outras participações da ABP na mídia sobre o tema Covid-19 e saúde mental clicando aqui.


Acesse aqui o site do Brazilian Journal of Psychiatry - BJP e leia os artigos publicados sobre os impactos da Covid-19 na saúde mental da população.


bottom of page