top of page
  • Foto do escritorABP

"A espiritualidade como fator de proteção ao suicídio" é o tema do próximo ABPTV Especial


Dando continuidade aos programas preparados especialmente para falar sobre a prevenção ao suicídio e a campanha Setembro Amarelo®, o ABP TV da próxima terça-feira, dia 22 de setembro, aborda o tema "Espiritualidade como fator de proteção".


Segundo informações divulgadas pela Associação Mundial de Psiquiatria - WPA, religião e espiritualidade têm implicações significativas na prevalência, diagnóstico, tratamento e até na prevenção de doenças mentais, e consequentemente, do suicídio.


Qual a diferença da religiosidade e espiritualidade? Existem dados que comprovem quantos casos já foram evitados por meio da espiritualidade? Estas e outras perguntas serão respondidas pelos doutores Alexander Moreira, Homero Vallada e Joel Giglio. Saiba mais sobre os participantes:

  • Dr. Alexander Moreira-Almeida: Fundador e diretor do NUPES (Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF). Coordenador das seções em espiritualidade e psiquiatria da Associação Mundial de Psiquiatria e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

  • Dr. Homero Vallada: Doutor em Medicina pelo King's College, University of London, e pós-doutorado pelo Karolinska Institutet, Suécia. Foi coordenador do Laboratorio de Investigacao Medica 23 (LIM23) do HC-FMUSP

  • Dr. Joel Giglio: Pós-Doutorado na University of Kansas - campus de Lawrence- e Menninger Foundation. Atualmente é professor associado MS 5 da Universidade Estadual de Campinas.

O programa ABPTV é transmitido ao vivo às terças-feiras pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page