• ABP

ABPTV: Esquizofrenia Resistente ao tratamento, com Drs. Ary Gadelha, Clarissa Gama e Helio Elkis


O dia 24 de maio, é marcado por ser o Dia Mundial da Pessoa com Esquizofrenia e em alusão a esta tão importante data todos os programas ABPTV de maio abordaram o tema.


Fechando a sequência, debateremos esquizofrenia resistente ao tratamento ou refratária. Esta patologia caracteriza-se por não responder satisfatoriamente aos tratamentos adotados pelo psiquiatra. Esta resistência se apresenta em um a cada dois pacientes.


Diversos fatores podem contribuir para a falta de resposta a medicação, como por exemplo: a não adesão ao tratamento, com tomadas irregulares da medicação e interrupções frequentes, dosagens insuficientes ou excessivas, gerando baixa eficácia ou muitos efeitos colaterais, abuso de drogas e álcool, estresse crônico em decorrência de fatores sociais e familiares e gravidade da própria doença.


Para falar sobre o assunto, o ABP TV de terça-feira, dia 25 de maio, recebe os psiquiatras Ary Gadelha, Clarissa Gama e Helio Elkis.

  • Dr. Ary Gadelha: Coordenador Geral do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Neurociências Clínicas. Orientador credenciado pela pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP.

  • Dra. Clarissa Gama: médica psiquiatra, Livre-Docente pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, professora do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Pós-doutorado na Universidade de Melbourne - Austrália, atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Psiquiatria e Ciências do Comportamento/UFRGS.

  • Dr. Helio Elkis: Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, Fundador e coordenador do Programa de Esquizofrenia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (PROJESQ). É membro internacional da American Psychiatric Association (APA) e da Schizophrenia International Research Society (SIRS) e do Brazilian Research Consortium on Schizophrenia (BRaCS).

O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.