ABP

5 de nov de 20212 min

ABP TV debate o impacto de produções audiovisuais e jogos

Atualizado: 8 de nov de 2021

Entender os efeitos dos jogos e produções audiovisuais na saúde mental das pessoas, sobretudo de crianças e adolescentes, tem sido o objetivo de diversos estudos. Ao mesmo tempo que a tecnologia pode impactar o comportamento positivamente, como estimular o pensamento rápido, o trabalho em equipe e a tomada de decisões, existem também as influências negativas: afinal, a violência, ainda que fictícia, pode realmente influenciar o comportamento das pessoas?

Embora alguns especialistas defendam que apenas consumir esses tipos de conteúdos não seja gatilho para a violência em si, isso pode despertar a agressividade naqueles que já possuem essa predisposição. Exemplo disso são as notícias sobre crianças que reproduzem atos violentos que viram em séries, filmes ou jogos. A preocupação com o vício nos games é tanta que, em 2018, a Organização Mundial de Saúde - OMS acrescentou essa compulsão na Classificação Internacional das Doenças - CID.

Na próxima terça-feira, 9 de novembro, o ABP TV debate o limite entre o bem e o mal em produções audiovisuais e jogos. O programa, transmitido ao vivo às 20h30, receberá os convidados:

  • Dr. Eduardo Birman - Médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela ABP, Mestre em Direito - Filosofia da Justiça e Direitos Humanos - Professor Assistente da UNIFASE - Faculdade de Medicina de Petrópolis na disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental.

  • Dr. Hewdy Lobo: Médico psiquiatra, Especialista em Psiquiatria pela ABP.

  • Dra. Julia Khoury - Médica psiquiatra, associada titular da ABP, Professora Universitária Mestre e Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais.

O programa ABPTV é transmitido pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.

Não perca!