• ABP

XVI Jornada Catarinense de Psiquiatria: veja como foi



Também realizada no final de semana entre os dias 22 e 24 de novembro, a XVI Jornada Catarinense de Psiquiatria, organizada pela Associação Catarinense de Psiquiatria - ACP, federada da ABP, foi um sucesso de público. Centenas de pessoas compareceram à Florianópolis - SC para mais uma atividade de atualização científica apoiada pela ABP.


A Dra. Lílian Lucas, presidente da ACP, destacou as atividades que considerou mais relevantes da programação científica. "Todas foram excelentes e agradaram muito os participantes do evento. Temas envolvendo a Psiquiatria na Era Digital, o que muda na relação com nossos pacientes, nos aspectos ético/legais, Como fazer uso da tecnologia no aprimoramento da Assistência pública em saúde e Como ela pode nos ajudar na prática clínica atraíram muito os presentes". Em especial, a psiquiatra ressaltou a conferência de encerramento da Jornada, proferida pela presidente da ABP, Dra. Carmita Abdo, com o tema "O impacto da neossexualidade sobre o futuro da psiquiatria".

Da esquerda para a direita: Dra. Lílian Lucas, presidente da ACBP, e Dra. Carmita Abdo, presidente da ABP

Psiquiatra associado da ACP e ABP, o Dr. Daniel Maffasioli participou como palestrante do curso "Depressão bipolar: o que preciso saber para avaliar estudos sobre tratamento". Ele explicou a diferença entre a aplicação do tratamento entre a psiquiatria e as demais áreas da medicina, levando em consideração a Medicina Baseada em Evidências - MBE e o histórico da sua aplicação junto à especialidade.


Para o pesquisador, "é imprescindível que [o psiquiatra] se aproprie das ferramentas da epidemiologia e se torne um leitor crítico de estudos epidemiológicos". Sobre a atividade apresentada na Jornada, destacou que "foi um grande desafio poder apresentar conceitos fundamentais para uma leitura crítica de ensaios clínicos randomizados, mas desafio vencido, com receptividade muito boa por parte dos participantes", finalizou agradecendo pela oportunidade.

Coordenador da mesa redonda Ligas de Psiquiatria: ansiedade no século XXI, o estudante de medicina Jonathan Marcolini compareceu também como um dos representantes da Liga Acadêmica de Psiquiatria da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. "Muitos de nós vemos nosso futuro na psiquiatria, outros somente apreciam a área, mas posso dizer que todos sabemos a importância cada vez maior que essa especialidade vem adquirindo em nosso meio, principalmente nos dias de hoje, em que a influência digital vem impactando diretamente em todo um contexto de desenvolvimento cognitivo e comportamental de uma população. E nada mais gratificante do que participar deste evento promovendo uma mesa redonda voltada para nós, estudantes de medicina e membro das ligas de psiquiatria do Sul do país", afirma.



Anúncio

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h