• ABP

Simers e ABP juntas em defesa da assistência psiquiátrica para todos


A Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - Simers firmaram uma parceria na campanha pela valorização do atendimento e tratamento psiquiátricos. Com o slogan "Loucura é a falta de assistência psiquiátrica", o objetivo da iniciativa é conscientizar a sociedade e os governos sobre a urgência de atenção a este tema.


A Organização Mundial da Saúde - OMS recomenda que 5% a 15% do orçamento destinado à saúde sejam aplicados na saúde mental. Em toda a América Latina, somente 1,53% dos valores são alocados nessa área e o Brasil acompanha essa triste tendência que urgentemente precisa ser transformada.


A falta de assistência pública na saúde mental vai desde a escassez de medicamentos até a diminuição do número de leitos destinados à internação e carece de inúmeras melhorias. "Há anos lutamos para a inserção de medicamentos para tratamento das doenças mentais na Relação Nacional de Medicamentos a fim de que possam ser produzidos pelos laboratórios governamentais e distribuídos pelas farmácias populares, atendendo à necessidade da população", ressaltou o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP.


Nossa pretensão é que a campanha chegue a outros estados, articulando ações que promovam mais assistência hospitalar e ambulatorial aos padecentes de doenças mentais.


Para denunciar a falta de assistência em saúde mental, clique aqui.