top of page
  • Foto do escritorABP

A Campanha contra a Psicofobia começou, junte-se a nós nessa luta!


Ao longo do ano, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove diversas iniciativas em prol da saúde mental da população brasileira. Em abril, as ações da Campanha contra a Psicofobia são intensificadas, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre o prejuízo causado pelo preconceito que existe acerca das pessoas que têm transtornos ou deficiências mentais.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde - OMS, aproximadamente 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos psiquiátricos em todo o mundo. No Brasil, a realidade também é preocupante: estima-se que 70 milhões de pessoas que padecem de doenças mentais e que nem sempre são diagnosticadas ou tratadas corretamente.


A Pesquisa Vigitel, publicada em 2022 pelo Ministério da Saúde, incluiu a depressão na lista de doenças crônicas apuradas pela primeira vez e revelou que cerca de 23 milhões de cidadãos têm o transtorno depressivo, ultrapassando a própria diabetes mellitus - uma doença crônica muito comum. Além disso, a OMS aponta que o nosso país ocupa o terceiro lugar na lista de países com maior número de transtornos psiquiátricos no mundo e lidera o ranking de casos de ansiedade na América Latina, com quase 19 milhões de padecentes em todo o país.


Os números revelam uma triste realidade de pessoas que, além de sofrerem com os sintomas do próprio transtorno mental, ainda sofrem com o estigma da família, da sociedade e, certas vezes, até de si mesmo. Com o objetivo de combater o preconceito, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP promove, desde 2014, a Campanha contra a Psicofobia. Embora as ações aconteçam durante todo o ano, abril é o mês em que as iniciativas são intensificadas, já que o Dia Nacional contra a Psicofobia é em 12 de abril.

“A Psicofobia causa muito sofrimento! A Psicofobia impede que milhares de padecentes de doenças psiquiátricas busquem o tratamento adequado e, também, leva milhares de pessoas ao suicídio todos os anos”, explica o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP, criador do neologismo "Psicofobia" e coordenador da campanha.


Convidamos a todos que se juntem a nós, compartilhando os conteúdos disponíveis com seus colegas, familiares e nas redes sociais. Acesse www.psicofobia.com.br para mais informações sobre a campanha.


bottom of page