top of page
  • Foto do escritorABP

Setembro Amarelo®: confira os materiais disponíveis para a campanha de 2022!


A partir da próxima semana, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP dá início ao Setembro Amarelo®, a maior campanha anti estigma do mundo, e que tem o objetivo de prevenir e reduzir os casos de suicídio. A iniciativa acontece no Brasil desde 2014, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, e neste ano terá o mote "A vida é a melhor escolha!". A campanha acontece durante todo o mês, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


No Brasil, os registros de casos de suicídio se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia tiram a sua própria vida, o número é alarmante. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos.


"Precisamos orientar para conscientizar, prevenir e no mês de setembro concentramos os nossos esforços e vamos para a prevenção efetiva do suicídio. A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base", afirma o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva.


No site oficial, estão disponibilizadas diversas informações e dados relevantes sobre as doenças mentais e o suicídio, assim como cartilhas de orientação aos médicos, à imprensa, aos pais e educadores, e à população em geral. O site também oferece materiais gráficos, como cartaz e panfleto, além de posts para as redes sociais.


Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas! Acesse www.setembroamarelo.com!


bottom of page