• ABP

Setembro Amarelo® começou: junte-se a nós na maior campanha antiestigma do mundo!


Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, promove a campanha Setembro Amarelo®. A iniciativa chega em seu oitavo ano combatendo o estigma e lutando pela prevenção do suicídio em todo o país. ​​Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.


O seu apoio à campanha é muito importante, pois todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.


Atualmente, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. Só no Brasil os casos ultrapassam os 14 mil anuais e os episódios entre os jovens não param de crescer. Os números são alarmantes e não podemos deixar com que eles aumentem a cada dia: sabe-se que praticamente todos os casos estavam relacionados a doenças mentais, principalmente as não diagnosticadas ou não tratadas corretamente.


"Precisamos reforçar que quando se tem preconceito, há uma demora maior pela busca do tratamento psiquiátrico e clinicamente um dos maiores desafios é o paciente resistente ao tratamento. Muitas pessoas também abandonam o tratamento por causa do preconceito e estigma que ainda existem em torno dos pacientes psiquiátricos. Essa é uma realidade, que chamamos de Psicofobia. Infelizmente, um padecente de doença mental que não realiza o tratamento corretamente ou abandona, tem grandes chances de cometer suicídio", destacou o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador nacional da campanha.


O suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Por isso, se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.


Participe da campanha!


Divulgue o Setembro Amarelo® entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas! Acesse www.setembroamarelo.com e confira todo o material disponível para imprensa e população em geral.