top of page
  • Foto do escritorABP

Setembro Amarelo®: AGIR SALVA VIDAS!


Começamos oficialmente o Setembro Amarelo®, mês em que intensificamos nossa campanha contra o estigma e de prevenção ao suicídio. Este ano, nosso tema é “Agir salva vidas” e tem como intuito mostrar que mais do que falar, é fundamental tomar atitudes efetivas para prevenirmos os casos, que são cada vez mais crescentes.


Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 96,8% dos episódios de suicídio são relacionados a doenças mentais não diagnosticadas, não tratadas ou tratadas de forma inadequada. Neste sentido, nossa missão é informar e conscientizar a população através de informações corretas de como agir quando estão ou conhecem alguém com comportamentos suicidas.


O Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador da campanha, reitera a importância da iniciativa. “O primeiro passo para a prevenção do suicídio é o estímulo aos cuidados com a saúde mental. Por isso, produzimos materiais para auxiliar no reconhecimento de transtornos mentais desde os primeiros sintomas, como encaminhar as pessoas ao tratamento correto e, ainda, o que devemos fazer se estivermos frente a uma tentativa de suicídio”, explica.


Convidamos você a se juntar a nós nesta causa! Entre em nosso site oficial www.setembroamarelo.com e confira nossas peças de divulgação e outros materiais informativos, que podem ser compartilhadas em suas redes sociais ou com familiares e colegas de profissão.


Juntos, conseguiremos combater o estigma e prevenir os casos de suicídio!


Sobre o Setembro Amarelo®


A iniciativa Setembro Amarelo® é resultado da parceria entre a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e o Conselho Federal de Medicina – CFM e foi trazida para o Brasil em 2014. Em seu oitavo ano consecutivo, a campanha tem objetivo de prevenir os episódios de suicídio no país, que totalizam 13 mil casos anualmente.


Acompanhe o site oficial em www.setembroamarelo.com, com diversos materiais informativos. Caso queira tirar dúvidas ou dar sugestões, entre em contato conosco pelo e-mail setembroamarelo@abp.org.br.


bottom of page