Saiba onde conseguir atendimento gratuito na rede pública de saúde
- ABP
- 14 de ago.
- 2 min de leitura

Se você necessita de atendimento para doenças mentais, dependência química ou qualquer outra questão relacionada à saúde mental, o Sistema Único de Saúde (SUS) fornece atendimento gratuito por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A RAPS foi criada para oferecer atendimento e cuidado integral a pessoas com doenças mentais e problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas ou outras situações que demandem atenção especializada.
A rede é composta por diferentes pontos de atenção como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospitais Gerais com leitos psiquiátricos, Serviços de urgência e emergência (SAMU e UPA) e outros.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são os principais serviços especializados em saúde mental dentro da RAPS e prestam atendimento com profissionais de diferentes áreas, trabalhando em conjunto para oferecer um cuidado abrangente e personalizado aos pacientes.
O CAPS possui unidades de atendimento específico para crianças e adolescentes, para
adultos com doenças mentais graves, para pessoas com dependência de álcool e outras drogas, etc.
Como buscar atendimento?
Qualquer pessoa pode buscar ajuda em um CAPS próximo ou em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Também é possível que o atendimento seja feito por meio de encaminhamento de outros serviços da rede de saúde ou de setores interligados, como Assistência Social, Educação, Justiça, etc.
Para localizar os CAPS mais próximos da sua região, você pode acessar os sites oficiais das Secretarias de Saúde do seu estado ou município. Lá, você encontrará o endereço e telefone.
Há unidades que funcionam 24 horas por dia, inclusive fins de semana e feriados, com leitos de acolhimento noturno.
Encontre aqui o atendimento que precisa no seu estado:
Em caso de emergência, ligue para o SAMU (192).