Melhor revista científica de psiquiatria da América Latina completa processo de internacionalização


A partir desta edição, a já consagrada Revista Brasileira de Psiquiatria - RBP completa o seu processo de internacionalização, passando a ser chamada de Brazilian Journal of Psychiatry. Este sempre foi o nome paralelo do periódico para fins de indexação internacional, mas passa a ser o título oficial da revista após deliberação do conselho editorial.


Editor-chefe da Revista, Prof. Dr. João Quevedo (The University of Texas Health Science Center at Houston, Houston, TX, USA), fala mais sobre as vantagens desta mudança: "a principal vantagem é a facilidade de compreensão do título por parte da comunidade científica internacional, o que automaticamente aumenta a visibilidade do periódico. Agora somos um periódico científico completamente internacional".


Um dos suportes fundamentais, segundo o Prof. Dr. Quevedo, é "o apoio incondicional da Diretoria da ABP, [que] nos deu a segurança necessária para conduzir o processo. Apesar de aparentemente ser uma simplória inversão de títulos, o processo tem sido bastante complexo. Temos tido muito suporte do Scielo e do Centro Brasileiro do ISSN".

O psiquiatra destaca que, apesar da publicação do conteúdo ser totalmente em inglês desde 2013, a internacionalização da Revista estava incompleta. Devido à inversão dos nomes, "com visibilidade internacional aumentada, os artigos publicados ganham no potencial de serem lidos e citados por outros autores mundo