top of page
  • Foto do escritorABP

Quando o uso de álcool traz prejuízos?


O álcool está associado a encontros sociais, festas, comemorações, descanso e momentos de lazer de forma geral. Sendo assim, é uma das substâncias que as pessoas mais fazem uso recreativo. Apesar de ser uma droga lícita, o álcool causa dependência e pode trazer inúmeros prejuízos não só ao usuário de fato, como também a toda a sociedade.


Segundo estudo realizado pela Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS e Organização Mundial da Saúde - OMS em 2021, o consumo de álcool é um fator que contribui para mais de 300 mil mortes anuais em todo o continente americano. Os distúrbios psiquiátricos, como a dependência, corresponderam a 27,4% do total.


O Brasil é o segundo país no ranking em que o álcool foi um fator importante em pelo menos 80% das mortes. Em primeiro lugar, estão os Estados Unidos e em terceiro, o México.


Com o objetivo de alertar sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas, o Dr. Sérgio Tamai, diretor secretário da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, participa do novo vídeo do Canal da Psiquiatria para responder a questão "Quando o uso de álcool traz prejuízos?".


Assista ao vídeo abaixo e compartilhe com seus colegas e nas redes sociais!





bottom of page