• ABP

Publique seu artigo científico na Brazilian Journal of Psychiatry!


A Brazilian Journal of Psychiatry - BJP é a revista científica internacional da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP. Em 2021, a publicação alcançou o Fator de Impacto - FI 6.328, tornando-se, assim, a revista mais importante de todas as ciências brasileiras. E você é nosso convidado para contribuir com a BJP!


Publicada bimestralmente, a BJP tem objetivo de divulgar manuscritos originais em todas as áreas da psiquiatria, como neurociência básica e clínica, ensaios clínicos, estudos epidemiológicos, dentre outros. Nossa revista tem acesso totalmente aberto e gratuito e não há taxas para a submissão dos artigos.


A BJP está indexada nos principais banco de dados científicos do mundo: SciVerse Scopus, Scielo e Clarivate Analytics. Por isso, os artigos submetidos devem ser escritos em inglês. São aceitos manuscritos nas seguintes categorias:


  • Artigos originais: devem descrever de forma completa, mas o mais concisa possível, os resultados da pesquisa original, contendo todas as informações relevantes para quem deseja reproduzir a pesquisa ou avaliar os resultados e conclusões. Os artigos originais devem ter as seguintes seções: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. O(s) último(s) parágrafo(s) da seção Discussão deve(m) abordar as limitações do estudo e as considerações finais, mas sem legendas separadas.

  • Artigos de revisão: devem ser revisões sistemáticas e devem incluir avaliações críticas da literatura e fontes de dados, revisão crítica e avaliação do conhecimento existente sobre um determinado tema, além de comentários sobre estudos de outros autores. A estratégia de busca e o processo de seleção devem ser descritos detalhadamente, de acordo com PRISMA ou outras diretrizes apropriadas. O texto principal pode seguir uma estrutura semelhante à de um artigo original, ou pode ser adaptado para melhor refletir a apresentação dos achados. As revisões não sistemáticas devem ser submetidas na categoria Artigos Especiais.

  • Comunicações breves: manuscritos originais, porém mais curtos, abordando temas de interesse na área da psiquiatria, com resultados preliminares ou de relevância imediata. O texto principal deve usar as mesmas legendas descritas para os artigos originais acima.

  • Artigos especiais: artigos que abordam temas atuais específicos relevantes para a prática clínica e são menos abrangentes do que artigos de revisão. Estes incluem revisões não sistemáticas e avaliações críticas da literatura, revisando e avaliando o conhecimento existente sobre um determinado tópico. Nesta categoria, os autores são livres para decidir sobre a estrutura do artigo e utilizar as legendas que melhor reflitam o conteúdo de sua contribuição.

  • Cartas aos Editores: as cartas podem conter relatos de casos inusitados, comentários sobre temas científicos relevantes, críticas à política editorial ou opiniões sobre o conteúdo da revista (máximo de quatro autores).

  • Editoriais: comentários críticos e aprofundados convidados pelos editores ou escritos por uma pessoa com conhecimento no assunto.


Acesse o site da BJP para saber mais informações sobre a revista científica, conferir os artigos publicados e submeter o seu manuscrito: www.bjp.org.br/.