top of page
  • Foto do escritorABP

Psiquiatria em Pauta debate os grandes vilões do cinema


Quantas vezes você assistiu a um filme de terror ou suspense e se perguntou o que fez o vilão ficar daquela maneira? Será que suas ações foram motivadas apenas pela maldade ou existem explicações científicas para justificar essas atitudes? Ao longo da história do cinema, grandes vilões fizeram sucesso e deixaram algumas reflexões até hoje, como o canibal Hannibal Lecter, Norman Bates e o Coringa, que são exemplos de personagens padecentes de patologias.


No 18º do podcast Psiquiatria em Pauta, o Dr. Antônio Geraldo recebe os médicos psiquiatras Andres Santos Jr., Cláudio Martins, José Paulo Fiks e Miriam Gorender para um bate-papo sobre o assunto. Conheça melhor nossos convidados da semana:


  • Dr. Andres Santos Jr. - médico psiquiatra efetivo da ABP, psicanalista, mestre em Ciências da Saúde e pesquisador em Neuroestética - interface entre Psiquiatria e Cultura.

  • Dr. Cláudio Meneghello Martins - médico psiquiatra, vice-presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e presidente da Associação Psiquiátrica Cyro Martins - CCYM.

  • Dr. José Paulo Fiks - médico psiquiatra, associado efetivo da ABP, psicoterapeuta, Mestre em Semiótica, Doutor em Comunicação, Pós-Doutor em Ciências da Saúde. Professor afiliado e Pesquisador do PROVE (Serviço de Assistência e Pesquisa em Violência e Estresse Pós-Traumático, Depto. de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM.

  • Dra. Miriam Gorender - médica psiquiatra, diretora secretária adjunta da ABP, Doutora em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Ouça agora o episódio do podcast e descubra o que a Psiquiatria tem a dizer sobre os vilões do cinema! Estamos nas principais plataformas de streaming de áudio: Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Spotify.


bottom of page