• ABP

Psiquiatria em Pauta: crimes, mídia e psiquiatria são debatidos no novo episódio


É inegável que histórias sobre crimes, sejam eles ficcionais ou reais, aguçam a curiosidade de muitas pessoas. Afinal, são muitas as perguntas que pairam sobre acontecimentos violentos: a maioria dos grandes criminosos são padecentes de alguma doença mental? O que leva as pessoas cometerem tais atos? Existe uma espetacularização desses fatos?


No nono episódio do Psiquiatria em Pauta, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, apresentador do podcast, recebe Ilana Casoy, que é escritora, criminóloga e roteirista, para um bate-papo sobre crimes, mídia e psiquiatria.


Ilana escreveu os livros "Bom dia, Verônica", que deu origem à série homônima da Netflix, "Arquivos Serial Killers: louco ou cruel?" e "Casos de Família: Arquivos Richthofen e Arquivos Nardoni". Além disso, é roteirista dos filmes "A menina que matou os pais" e "O menino que matou meus pais", que retratam o caso de Suzane von Richthofen.


"Milenarmente, a loucura tem sido relacionada com a maldade. Mas com as diversas pesquisas que eu fiz sobre esses crimes, menos de 10% foram cometidos por padecentes de doenças mentais. Então me incomoda e eu luto muito contra o estigma do doente mental", salientou Ilana.


Escute o episódio completo do Psiquiatria em Pauta agora mesmo em sua plataforma de streaming de áudio favorita. Estamos no Apple Podcasts, Deezer, Google Podcasts e Spotify. Aperte o play e aproveite!