top of page
  • ABP

Psicofobia: abril chega ao fim, mas nossa campanha continua!


Em abril, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP intensifica as ações da campanha contra a Psicofobia. Por meio desta iniciativa, buscamos conscientizar a sociedade sobre as doenças mentais, o acesso à saúde mental de qualidade e o papel do médico psiquiatra com o objetivo de erradicar o preconceito e o estigma. Este ano, o tema da campanha foi “Cuidar da saúde mental também é autocuidado”, visando ressaltar o fato de que simples atitudes podem nos proteger de desenvolver transtornos mentais.

Uma das principais formas de fazer as informações de relevância e qualidade chegarem à população é através de parcerias com veículos de comunicação. Em apenas 20 dias, a campanha contra a Psicofobia foi tema de 60 matérias na imprensa, entre blogs, jornais impressos e portais de notícias.


Além das menções na imprensa, as parcerias institucionais e com os poderes públicos também merecem destaque. Ao longo do mês, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador nacional da campanha, realizou uma série de reuniões e apresentações sobre o assunto.


No dia 05 de abril, ele esteve em Porto Alegre e se reuniu com o Deputado Estadual Dr. Thiago Duarte, que protocolou o Projeto de Lei nº 71/2022 para instituir o dia 12 de abril como o Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia. No dia seguinte, 06 de abril, foi firmado um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Rio Grande do Sul - MPRS, assinado pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles. O objetivo do acordo institucional é a fiscalização e a promoção de medidas para a adequada prestação das ações e serviços de saúde mental e o respeito aos direitos dos padecentes de doenças psiquiátricas.


Já no dia 12 de abril, que é o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, o Dr. Antônio Geraldo participou da Reunião Extraordinária da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo - ALES, onde falou sobre a importância do assunto para a sociedade. No estado, a Lei nº 11.350 marca o Dia Estadual contra a Psicofobia e foi sancionada em 30 de julho de 2021 pelo Governador do Estado José Renato Casagrande, após PL criado pelo Deputado Estadual Emílio Mameri. Os destaques desta reunião foram transmitidos pelo programa ABP TV e podem ser conferidos clicando aqui.


Assim como o apoio dos poderes públicos para que a Psicofobia seja enfrentada, o engajamento dos nossos associados e de toda a sociedade brasileira é necessário. Ainda há muito pela frente! Por isso, contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos combater o preconceito e o estigma e ajudar a todos que precisam. Continue acessando o site www.psicofobia.com.br e dissemine nossa mensagem durante todo o ano.

bottom of page