Na última segunda-feira, 20 de dezembro, o Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, foi homenageado pelo Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, através da Defesa Civil do estado.
A Medalha de Mérito de Defesa Civil foi instituída em 1984 com o objetivo de reconhecer e incentivar as práticas de solidariedade humana e dedicação, e desde então, a homenagem às personalidades e instituições ocorre anualmente.
Segundo a instituição, trata-se de uma manifestação de agradecimento às pessoas que se destacaram na atuação de proteção e defesa civil em Minas Gerais e à colaboração de parceiros e as parceiras que doam o melhor de si na constante melhoria dos processos de trabalho.
A integração entre a Psiquiatria e a Defesa Civil é fundamental, já que os desastres impactam diretamente na saúde mental da população. "Essas impactos acontecem devido às perdas de vidas, prejuízos econômicos e materiais, deixando as pessoas envolvidas fragilizadas e suscetíveis a doenças mentais, como transtornos de ansiedade, depressão e síndrome do pânico", ressaltou o Dr. Antônio Geraldo.
Dr. Antônio Geraldo representou os homenageados
O ápice da homenagem, que tornou o momento ainda mais especial, foi a escolha do presidente da ABP para ser o orador, representando todas as pessoas que receberam a Medalha de Mérito este ano.
O discurso feito pelo Dr. Antônio Geraldo emocionou todos os presentes na cerimônia. Em sua fala, ele ressaltou a importância das relações humanas, do amor entre as pessoas e da adaptabilidade frente a momentos tão desafiadores como o que estamos vivendo nos últimos anos.
"Estou muito honrado em receber a Medalha de Mérito de Defesa Civil do Governo de Minas Gerais. Esse ato significa que o nosso trabalho como psiquiatra está sendo reconhecido em nosso país. Essa homenagem não é somente para mim, é para toda a Psiquiatria brasileira, pelas nossas realizações em parceria com esta instituição", comemorou o presidente da ABP.
Confira as fotos abaixo:
留言