top of page
  • ABP

Presidente da ABP recebe Prêmio Nise da Silveira


Na última terça-feira, 21 de novembro, o Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, Dr. Antônio Geraldo esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, para receber o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023. A honraria é concedida à pessoas e instituições que se destacam no trabalho em prol de políticas públicas para a saúde mental dos brasileiros.


"Agradeço demais por poder me comunicar com vocês e estou disponível para ajudar qualquer deputado que quiser, a qualquer momento para qualquer assunto relacionado à psiquiatria e à área da saúde mental para fazer o que nasci para fazer e acesso à saúde de qualidade para todos", disse o presidente em seu discurso. Dr. Antônio Geraldo, aproveitou a ocasião para falar sobre a falta de medicamentos para tratar doenças mentais nas farmácias populares e pedir aos governantes que as pessoas tenham acesso a esses remédios. "Nós não temos sequer um antidepressivo na farmácia popular. Esses remédios poderiam ser produzidos pelos laboratórios do governo para que a população tivesse acesso."


A indicação do Dr. Antônio Geraldo para receber o maior prêmio da área da saúde mental partiu do Deputado Federal Osmar Terra. "O Dr. Antônio Geraldo é um grande batalhador da humanização do atendimento, é da luta para acabar com o preconceito contra a doença mental. Ele tem um trabalho muito importante na prevenção ao suicídio com a campanha do Setembro Amarelo. Ele me ajudou muito quando eu fui ministro nessa tragédia que é a relação com as drogas", disse Terra.


"Foi um dia fenomenal onde a psiquiatra brasileira se materializou no mais alto degrau que o legislativo brasileiro poderia homenagear uma especialidade. Antônio Geraldo transformou nossa psiquiatria da água pro vinho. Saímos do patinho feio da medicina para a especialidade mais cobiçada dos tempos atuais", celebrou o Dr. José Hamilton M. Silva Filho, Diretor Financeiro Adjunto da ABP, presente na cerimônia.


bottom of page