• ABP

5º Prêmio ABP de Jornalismo: inscrições até 31 de julho


Uma das principais preocupações da Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP é a informação correta da sociedade. Para isso, contamos com o apoio de diversos meios de comunicação que tratam da temática psiquiatria e saúde mental em suas matérias jornalísticas.


Visando reconhecer os referidos trabalhos, a ABP criou o Prêmio ABP de Jornalismo. Iniciativa de psicoeducação da Instituição, tem como objetivo premiar matérias que tiveram como objetivo desmistificar vários aspectos que envolvem os transtornos mentais, a exemplo do estigma que pesa sobre a psiquiatria.


Centenas de jornalistas já participaram do concurso, enviando suas matérias produzidas dentro da temática principal do prêmio, nas categorias impresso, online, rádio e televisão. É o caso da jornalista Géssika Costa, ganhadora do prêmio na categoria rádio em 2017.


"Eu já conhecia o trabalho da Associação Brasileira de Psiquiatria e vi nas redes sociais o anúncio do prêmio. Como sempre tive interesse na área e conhecia através do Chico Anysio a campanha a "A Sociedade Contra o Preconceito" pensei em abordar numa reportagem especial a questão da psicofobia e as suas consequências na vida das pessoas que têm transtornos e/ou deficiências mentais", explica de onde veio a inspiração para a matéria vencedora.


Em 2018, serão aceitas inscrições de matérias veiculadas entre 31 de julho de 2017 e 14 de junho de 2018, desde que publicadas em meios de comunicação de sede nacional. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, somente pelo site da ABP.


A premiação será realizada na Cerimônia de Abertura do XXXVI Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que acontece no dia 17 de outubro, em Brasília. Todas as despesas relativas ao Prêmio serão custeadas pela organizadora.


Acesse aqui o Edital do concurso e faça a sua inscrição. Associados da ABP podem divulgar os links acima e incentivar a participação de jornalistas da sua região no 5º Prêmio ABP de Jornalismo.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h