• ABP

Aula 11 de 2018 do PEC/ABP: dez motivos para se preocupar com a maconha


Já está disponível a aula de número 11 do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP! Nesta semana, confira a aula ministrada pela Dra. Analice Gigliotti, com o tema "Dez motivos para se preocupar com a maconha".


Chefe do Setor de Dependência Química e Outros Transtorno do Impulso da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro, a Dra. Analice é especialista em Dependência Química e Mestre em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Diretora da Associação Psiquiátrica do Rio de Janeiro - APERJ e membro da Comissão de Dependência Química da ABP.


"O PEC/ABP é fundamental para a capilarização do conhecimento da psiquiatria para todo o Brasil. Ele dá ao psiquiatra generalista a possibilidade de se aprofundar nos assuntos específicos, como maconha, cocaína, transtornos alimentares, entre outros", destaca a Dra. Analice Gigliotti.


Acerca do tema de sua aula, a maconha, a doutora ressalta que o psiquiatra deve observar a situação sob a ótica da saúd: "existem pessoas que são contra e a favor. Alguns legistas, especialistas em segurança pública, delegados, entre outros, elencam seus motivos para serem a favor da legalização que basicamente dizem respeito à criminalização do usuário e violência".


"Quando você pensa na saúde do usuário, você tem seus motivos para se preocupar com maconha. Ela é a responsável pelo aumento de reinternações e crises psicóticas, também como fatores de desenvolvimento para outros transtornos, como depressão, transtornos ansiosos e transtorno bipolar. O psiquiatra precisa estar atento para abordar esse assunto e ajudar seus pacientes a abandonar a droga", enfatiza.


A psiquiatra ainda convida a todos para que assistam à aula. "Acredito que essa aula será muito valiosa para que os colegas aprendam a reconhecer quais são os prejuízos que a maconha pode causar aos pacientes psiquiátricos, já que ela está associada a inúmeros quadros da nossa especialidade. A maconha não é uma droga inofensiva e é assim que os psiquiatras precisam entendê-la".


Acesse o site do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP e assista a aula "Dez motivos para se preocupar com a maconha". Cada aula do PEC concede 0,5 ponto para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria e pode ser assistida 24 horas de qualquer dispositivo - celular, tablet ou computador.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h