A Eletroconvulsoterapia - ECT é um dos tratamentos mais eficazes para determinados tipos de transtornos psiquiátricos, entre eles, depressão moderada a grave e outros transtornos em pacientes que não respondem bem aos medicamentos. Entretanto, em alguns casos, é necessária a administração de psicofármacos durante o tratamento com a ECT.
A aula 10 de 2018 do Programa de Educação Continuada - PEC/ABP traz como tema "ECT e Prescrição Medicamentosa", ministrada em dois módulos pelos psiquiatras Dr. Moacyr Rosa e Dr. Paulo Belmonte.
"ECT e Lítio: Adversários, competidores ou aliados?" é o título do módulo apresentado pelo Dr. Moacyr Rosa. Mestre e Doutor em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo - USP, o professor também possui Doutorado Sandwich em Harvard e Pós-Doutorado na Universidade de Columbia, ambas nos Estados Unidos.
O Dr. Moacyr explica que abordará as interações medicamentosas relacionadas ao carbonato de lítio em sua aula, e que escolheu o título para sua aula inspirado "por uma publicação, de 1991, que é uma revisão que considera o que há de bom e de ruim nesta interação. Também me inspirou o que está escrito nas diretrizes sobre eletroconvulsoterapia da própria ABP, onde se fala sobre convulsões prolongadas, crises serotoninérgicas quando se faz essa associação [entre ECT e medicamentos]".
O segundo módulo é ministrado pelo Dr. Paulo Belmonte, psiquiatra mestre em Ciências da Saúde pela Johns Hopkins University, Doutor e Pós-Doutor em Ciências do Comportamento e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, onde também atua como Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina. O também Preceptor da Residência Médica do HCPA, traz como assunto o tema "ECT e antidepressivos: são bons amigos?"
"Este é um tema que tem uma relevância importante para todos que trabalham com pessoas com depressão, seja ela uni ou bipolar, que vão se deparar com essa situação em algum momento do tratamento dos pacientes", ressalta o Dr. Paulo Belmonte.
Assista à aula 10 do PEC/ABP: "ECT e prescrição medicamentosa". O material já está disponível no site do PEC e você pode assistir de qualquer dispositivo - tablet, celular ou computador, 24 horas por dia.
Acesse!
Comments