top of page
  • ABP

PEC: Depressão resistente em idosos



Está disponível mais uma aula do Programa de Educação Continuada (PEC) da ABP. Na aula "Depressão resistente em idosos", o Dr. Alberto Stoppe Jr., médico psiquiatra associado da ABP, explica o que é depressão resistente e como essa doença afeta os idosos. 


A depressão é uma doença mental debilitante que afeta milhões em todo o mundo. Há casos onde o indivíduo não apresenta melhoras mesmo com o uso de medicação. A depressão resistente, também chamada de depressão refratária, é definida quando os sintomas persistem apesar do uso adequado de antidepressivos e outras intervenções terapêuticas.


Idosos enfrentam muitos desafios em relação à doença. Muitos deles lidam com outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, que podem complicar o tratamento da depressão. Alterações no metabolismo e na absorção de medicamentos também podem diminuir a eficácia dos antidepressivos. Além disso, muitos idosos enfrentam o isolamento social, especialmente aqueles que vivem sozinhos ou em lares de idosos, o que pode agravar os sintomas de depressão e dificultar o manejo da condição. 


Para saber mais sobre este tema, acesse: http://www.pec-abp.org.br/



Sobre o PEC


O Programa de Educação Continuada (PEC) é um benefício concedido gratuitamente aos associados quites da ABP. As aulas e cursos de atualização ficam disponíveis na plataforma 24 horas por dia. Cada uma delas garante 5 pontos para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP.


Acesse o site www.pec-abp.org.br e confira todas as aulas preparadas com o objetivo de atualização científica de fácil acesso. O PEC/ABP é gratuito para os associados quites! Fique em dia com a sua Associação. Aproveite as condições especiais de pagamento no cartão de crédito, boleto e agora também no pix. Mais informações em www.abp.org.br/anuidade.

Comments


bottom of page