• ABP

Orgulho de Ser Psiquiatra - Dr. Paulo Repsold


Hoje, a Campanha Orgulho de Ser Psiquiatra homenageia o Dr. Paulo Roberto Repsold. Natural de Belo Horizonte, capital mineira, e pai de dois filhos, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e escolheu a psiquiatria por vocação pessoal.


"Sempre fui um apaixonado pelo Estudo da Mente e do Comportamento Humano, além da Ciência Jurídica, em que cursei até o início do Terceiro Ano de Graduação em Direito, antes da Graduação em Medicina", conta-nos o homenageado de hoje, que cursou Residência Médica no Instituto Raul Soares da Fundação Hospitalar do Estado de Minas - FHEMIG, onde também cursou sua residência na área de atuação Psiquiatria Forense.


Aos 55 anos, o Dr. Paulo Repsold afirma que a psiquiatria mudou bastante, "tanto nos avanços relacionados, principalmente, às sólidas bases neurocientíficas, com um moderno arsenal terapêutico, como também nos avanços relacionados à redução dos preconceitos e estigmas ligados a ela".


Entretanto, apesar das mudanças positivas, o psiquiatra também destaca alguns desafios, considerando que é necessário avançar ainda mais, sempre trabalhando sob tais bases neurocientíficas.


Quando indagado sobre o seu orgulho em ser psiquiatra, o Dr. Paulo Repsold responde que sente contribuir muito para a sociedade e, particularmente, aos pacientes que padecem de transtornos psíquicos visando reduzir o seu sofrimento.


"Tendo em vista a imensa atual incidência epidemiológica em nosso país e no mundo de pessoas padecentes de Transtornos Mentais e de Comportamento, [...] me traz um grande Orgulho em poder contribuir com a redução sintomatológica das mesmas, além do reconhecimento social que vemos tendo por parte da nossa sociedade atual, fruto de um brilhante e persistente trabalho da diretoria da nossa ABP nesses últimos anos", finaliza.

Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h