• ABP

O Setembro Amarelo® chegou ao fim, mas nossa missão continua o ano todo!


Ao longo do mês de setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e o Conselho Federal de Medicina - CFM concentram esforços para combater o estigma e prevenir o suicídio no Brasil na iniciativa conhecida como Setembro Amarelo®. Este ano a campanha chegou à sua 8ª edição com o tema “Agir Salva Vidas!” mostrando que apenas falar sobre o assunto não é suficiente: precisamos de ações efetivas para conscientizar a sociedade de que o suicídio é uma emergência médica que pode ser evitada.


O distanciamento social que vivemos não impediu as nossas ações. Participamos de diversas matérias para veículos de rádio, TV e portais, além de lives dedicadas ao assunto. “Nosso objetivo é conscientizar a todos, desde a população comum, como familiares e pessoas próximas à vítima, até profissionais especializados do Corpo de Bombeiros, do SAMU ou do serviço médico para que eles possam ajudar. A ação é o que salva vidas”, destaca Dr. Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e coordenador nacional do Setembro Amarelo®.


No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a Diretoria da ABP recebeu os jornalistas Cynthia Leite (Jornal do Commércio), Izabella Camargo (Band), Malu Silveira (jornalista de saúde e bem-estar), Milton Jr. (Jovem Pan FM) e Thaís Itaqui (Globo News) na live especial sobre o tema.


Além disso, diversas entidades, como o Templo da Boa Vontade (DF), Assembleia Legislativa do Ceará, Estádio Beira Rio (RS), Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o Jardim Botânico de Curitiba abraçaram a causa iluminando seus espaços em alusão ao Setembro Amarelo®. Os times de futebol Flamengo e Vasco também entraram para nossa seleção, promovendo lives com o Dr. Antônio Geraldo.


Nossa campanha chegou ao fim, mas convidamos a todos para continuarem com o combate ao estigma e a prevenção ao suicídio o ano todo. Muito obrigada por se juntarem a nós!