• ABP

Nota de falecimento: Dr. Eustachio Portella Nunes Filho


É com imenso pesar que a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP vem a público comunicar o falecimento do seu associado jubilado Dr. Eustachio Portella Nunes Filho, ocorrido ontem, 06 de outubro de 2020.


Nascido em 1929, no Piauí, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1953, com livre-docência em 1958 pela mesma Universidade, onde tornou-se Professor Emérito.


O Dr. Eustachio foi diretor do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ. Em 1976, ano em que se associou à ABP, tornou-se também Professor Titular de Clínica Psiquiátrica e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da mesma instituição, com a defesa da tese intitulada “Obsessão e Delírio: Neurose e Psicose”. Também foi professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).


Era membro Emérito da Academia Nacional de Medicina, ocupava a cadeira de número 03, cujo Patrono é o Dr. Agostinho José de Souza Lima, desde julho de 1985.


A ABP orgulha-se por ter tido o Dr. Eustachio Portella Nunes Filho em seu quadro associativo e solidariza-se com seus familiares e amigos pela perda.


Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Rua Buenos Aires, 48 - 3º andar - Centro • CEP: 20070-022 - Rio de Janeiro, RJ

E-mail: abp@abp.org.br // Tel: (21) 2199-7500 // Horário: Segunda à sexta 9h - 18h