top of page
  • Foto do escritorABP

Mitos e verdades sobre Eletroconvulsoterapia e Estimulação Magnética Transcraniana é o tema do ABPTV


A eletroconvulsoterapia (ECT) e a estimulação magnética transcraniana (EMT) são técnicas de estimulação cerebral que alteram ou modulam a atividade do cérebro por meio da aplicação de eletricidade, seja pelo uso de uma corrente elétrica ou de indução eletromagnética. Ainda que se tratem de terapias seguras e eficazes no tratamento de diversos transtornos mentais, ainda há muito estigma acerca das técnicas.


No ABP TV da próxima terça-feira, 29 de novembro, vamos abordar o tema “Mitos e verdades sobre Eletroconvulsoterapia (ECT) e Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)”. O programa será ao vivo, às 20h30, com a participação dos médicos psiquiatras:


  • Dr. André Brunoni - associado efetivo da ABP, MD, Ph. Professor Associado, Faculdade de Medicina da USP. Chefe do Serviço de Neuromodulação e Co-Diretor do Serviço de Eletroconvulsoterapia, Instituto de Psiquiatria - HC - FMUSP. Livre-Docente, Departamento de Psiquiatria, FMUSP Professor Visitante CAPES - Humboldt (2017-2018), Universidade de Munique Academy of Medical Sciences Fellow - Universidade Oxford (2021). Coordenador da Comissão de Psiquiatria Intervencionista da ABP.

  • Dr. José Gallucci - associado titular da ABP, Psiquiatra e Mestre em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. International Fellow da American Psychiatric Association. Chefe da Unidade Metabólica do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Diretor Médico dos Serviços de ECT e VEEG do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Visiting Fellow at Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School. Vice-coordenador da Comissão de Psiquiatria Intervencionista da ABP.


O programa ABPTV é transmitido ao vivo pelo Facebook da ABP, Canal ABPTV no Youtube, pelo Instagram da ABP (@abpbrasil) ou pelo site da Associação. Participe você também enviando suas perguntas pelos espaços de comentários das transmissões ou pelo Linha Direta no site da ABP, clicando aqui.


bottom of page